3 de fev. de 2011

LEITOR: SUS pede que cada prefeitura tenha sua estratégia

Novo cartão do SUS

De acordo com o Portal da Saúde para se tirar o cartão do SUS deveria ser bastante simples, bastaria você ir até o posto de saúde mais próximo de sua residência e efetuar o cadastro, e aguardar o recebimento de seu cartão, quando der o prazo estipulado você iria até o local do cadastro e retiraria com o responsável pelo departamento de entrega de cartões do (SUS) sistema único de saúde.

Entretanto o Portal da Saúde deixa em aberto a estratégia para caca prefeitura. Pelo visto a Prefeitura de Parnaíba escolheu a pior opção que foi concentrar em um só lugar o cadastramento e com uma agravante, fornecendo apenas 100 senhas por dia. Ta claro que iria dar nisso.

Quando SUS pede para que cada prefeitura faça sua própria estratégia é exatamente para que não ocorram essas filas. Algumas prefeituras fazem até mutirão nos povoados para evitar os deslocamentos e aí reside a intenção do SUS em deixar a estratégia ao cargo da prefeitura e não complicar a retirada do cartão.

Mas a isso domos o nome de planejamento para que o resultado seja o melhor possível. Entretanto me parece que aqui o planejamento foi esquecido e logicamente o resultado está sendo o mais desastroso possível.

Edição Blog do Pessoa

7 comentários:

  1. Acho vergonhoso essa falta de planejamento. Primeiro pouco divulgado quanto a fazer este tal cartão, ao meu ver é só pra alguem ganhar dinheiro com isso, pois não é obrigação do governo dar assistência a saude pra todos. Alguem tá se beneficiando. Vamos ficar de olho.

    ResponderExcluir
  2. de acordo com a constituiçao é OBRIGAÇAO do governo sim da assisteencia de saúde a todos sem distinçao de raça, cor ,ou posiçao na sociedade o SUS é universal e é um plano pago por nós...agora planejamento mesmo na nossa cidade ...deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  3. O SUS é um sistema público, organizado e orientado no sentido do interesse coletivo, e todas as pessoas, independente de raça, crenças, cor, situação de emprego, classe social, local de moradia, a ele têm direito,foi criado em 1990
    e se é p/atender a todos, este planejamento só pode ser para dificultar aqueles q ñ tiverem o tal do cartão, se hoje já é dificil o atendimento imagine o futuro.

    ResponderExcluir
  4. PERGUNTAR NÃO FAZ MAL!

    o que foi feito COM OS PRÉ-CADASTRO PARA O CARTÃO SUS FEITOS A 04 ANOS ATRAS com cada morador (solicitado dados dos seus documentos) pelos Agentes comunitarios de saúde A MANDO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE?

    ONDE ESTÃO ESTES CADASTROS? ONDE ESTÃO OS CARTÕES SUS, ONDE...??????

    ResponderExcluir
  5. o cartão do sus deveria ser feito pelos agentes de saúde de cada bairro, pois os mesmos às vezes nem visitam as casas.Isso é uma falta de vergonha com as pessoas mais pobres.Precisamos tomar uma providência necessária para melhorar a saúde em nossa cidade. as pessoas se quizeram possuir o cartão se obrigam chegar 3:00 da madrugada, para poder pegar as fichas, isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Caros leitores o Cadastro do Cartão Nacional de Saúde (CNS)ou Cartão do SUS já existe há mais de 5 anos e só a partir de agora tornou-se obrigatório seu uso para qualquer procedimento realizado pelo SUS e os cadastros feitos pelos agentes de saúde se encontram no sistema desde que foram feitos os cadastros, porem o Ministério da Saúde não enviou os cartões magnéticos e não serão mais enviados por corte do próprio órgão.
    São distribuidas 130 senhas por dia,as 7:00 da manhã.
    São 60 senhas de pririodade cujo atendimento vai de 7:00 as 13:00.
    São 70 senhas de atendimento normal cujo atendimento vai de 13:00 as 17:00.
    Os postos irão receber o suporte adequado para tambem fazer os cadastros, os cadastros não tem prazo para encerrar e nem os cartões tem validade.
    Procurem a própria Secretaria de Saúde no Complexo Regulador para não receberem informações distorcidas por populares e instrumentos de mídia.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o anônimo de 04 de fevereiro-16:05 seja alguém ligado ao órgão municipal da saúde ou então algum privilegiado de informação. Se esses cadastros serão estendidos aos PSFs, então por que não colocaram um informativo em cada um desses postos de atendimento médico, ou não orientaram os ACMs a informar as pessoas, para evitar que essa gente se sacrifique tanto? Tem gente que se arrisca, saindo de casa à noite para poder pegar uma vaga. Olha, é de justiça admitir isso e as pessoas que organizam essas coisas devem aceitar a crítica: Não sabem lutar com a população, e por isso fazem com que se criem tumulto, desordem e até discussões em muitos dos casos. E o anônimo de 04 de fevereiro- 15:07 está corretíssimo. Muitos ACMs não visitam todas as residências de sua pasta, realmente, e isso prova o descontrole que existe no órgão. Ser pobre não é adjetivo que justifique tanta humilhação!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.