3 de fev. de 2011

Bem-vindo, Benvindo e bem... vindo!

Para quem ainda tem dúvidas (e por sugestão da Inês), aqui fica o esclarecimento: o adjectivo bem-vindo escreve-se com hífen, sendo uma palavra formada por justaposição. Assim, nas expressões “seja bem-vindo”, “sentiu-se bem-vinda” e “serão bem-vindos”, em que a palavra tem sempre o sentido de “bem acolhido/a/os”, é esse adjectivo, com hífen entre os dois termos que formam o composto, que está presente.
Benvindo é nome próprio, como Benvinda, na versão feminina. Portanto, é uma palavra composta por aglutinação, uma vez que não há hífen entre os termos bem e vindo.
Agora perguntam-me: e bem vindo, ou bem vinda, separado, sem hífen, não existe? Bem, vinda de vocês, essa pergunta merece toda a atenção!... Na frase atrás, vemos que as palavras aparecem seguidas, mas há uma vírgula entre elas. Em princípio, deverá haver sempre esse elemento entre as palavras independentes bem e vindo/a/s, pois as situações em que elas aparecem próximas aconselharão o uso da pontuação:
a) Bem, vindo dele, isso até é de estranhar... – Aqui, temos o advérbio bem em início de frase, solicitando a separação do resto por meio de vírgula.
b) Ela aparentava estar bem, vindo ao meu encontro a passos largos. – Aqui, temos o advérbio bem no final da primeira oração, que é separada da segunda por meio de vírgula, uma vez que esta é uma oração reduzida gerundiva.
Bem, vindo aí o fim-de-semana, o melhor é não me alongar mais!

Por Pedro Guitar
Edição Blo do Pessoa

6 comentários:

  1. O Pedro guitar copiou e colou,então seu comenyario é nulo Veja: http://linguamodadoisec.blogspot.com/2008/01/bem-vindo-benvindo-e-bem-vindo.html

    ResponderExcluir
  2. Prezado Guitar,

    Quando se usa textos alheios, o mínimo que devemos fazer é colocar o nome do verdadeiro autor.

    Autor: S. Leite
    Data: 01/2008
    Fonte Original deste texto: http://linguamodadoisec.blogspot.com/2008/01/bem-vindo-benvindo-e-bem-vindo.html

    Grato!

    Att: Justine

    ResponderExcluir
  3. Correto Senhora Justine. Plágio é violação de direitos de autor. Embora não haja legislação específica, os textos publicados na Internet (incluindo posts e textos publicados nos blogs) também são protegidos pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.

    ResponderExcluir
  4. O povo deveria se preocupar mais com a desordem na cidade e agir para inverter a situação desagradável.

    ResponderExcluir
  5. Já disse... O certo mesmo é "Bem-vindo a Parnaíba". Não é uma palavra só, tem o hífen, não tem crase e o "a" não é maiúsculo. E a estética está horrível! ...rsrsrs.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.