26 de nov. de 2010

Blog Diálogos Intempestivos

Fui informado do mais novo blog de um parnaibano, digo, de uma menina parnaibana de 17 anos, que já mostra seu talento na escrita. Ela é filha do Defensor Público Marcos Siqueira e da serventuária da Justiça Léo. Parabens! Veja o link do Blog Diálogos Intempestivos e coloque em seus favoritos: 

Por Carlson Pessoa
 
 
PARNAÍBA ÀS MOSCAS 
 
Hoje resolvi escrever sobre a situação da nossa cidade. Baseada em fatos que aconteceram recentemente e outros que vêm se estendendo há muito tempo, como o do garoto que foi brutalmente assassinado por conta de um celular, o de furtos à residências e a situação precária da saúde no município, posso concluir que Parnaíba está quase à beira do caos. Neste espaço quero expor algumas opiniões, críticas, e peço a você que também exponha seu ponto de vista.
Nos últimos dias estamos tendo várias notícias de assaltos, furtos, homicídios e outras pouco agradáveis. O clima de insegurança e medo está se alastrando cada vez mais por nossa cidade. E mesmo com as manifestações dos meios de comunicação, não se vê reação ou alguma estratégia dos nossos representantes para melhorar essa realidade. Há alguns dias atrás, estava ouvindo uma rádio local quando o locutor fez a seguinte pergunta, que fazia parte de uma enquete promovida pela mesma, e era mais ou menos assim: "Parnaíba está ficando mais violenta ou a segurança é que está sendo pouco eficiente?". Os ouvintes podiam ligar para a rádio e responder 'ao vivo'. Enquanto escutava algumas respostas formulei a minha: acredito que as duas coisas estão acontecendo simultaneamente, a violência está, sim, aumentando e o policiamento não está conseguindo controlar esse crescimento. Os meliantes estão agindo com tal facilidade que os crimes estão ocorrendo também à luz do dia. A imagem de que furtos e roubos só aconteciam na calada da noite está sendo esquecida. Até os homicídios não estão se escondendo mais. E onde estão as políticas de melhoria da segurança pública? Eu não sei, você sabe?
Além disso, se me perguntassem que nota, de 0 a 10, eu daria para a saúde em nossa cidade, com certeza eu diria 0, e perguntaria se poderia dar uma nota abaixo disso. Como é que em uma cidade não existe sequer um ambulatório 24 horas que tenha pessoal qualificado e disponível quando preciso? Isso sem falar nas condições do hospital municipal... Confesso que tenho medo de ficar doente e precisar de algum atendimento urgente. Conheço um caso no qual a pessoa esmagou a unha do dedo da mão na porta do carro, e depois de procurar atendimento em DOIS hospitais da cidade, recorreu a um farmacêutico, já que não havia nenhum médico disponível nos tais "hospitais". (QUE HORROR!) Também sei de outros onde o paciente, depois de esperar horas por algum socorro, recebeu a notícia que tem de ser transferido para Teresina, porque aqui não possui condições de um tratamento sério (e eficaz). E aquelas pessoas que não têm como viajar imediatamente para fazer tratamento ou cirurgia? Para elas, duas coisas, um milagre ou...
Realmente, é lamentável, triste, repugnante. A cidade que quer ser 'ponto turístico' não possui nem o básico para oferecer aos moradores ou aos visitantes. Estamos ao relento, esperando que algum vento traga algo ou alguém que nos ajude a mudar o que está acontecendo. Mas, enquanto isso não acontece, podemos fazer nossa parte, protestando, exigindo e clamando por melhoras.

Escrito por Ana Maria Rodrigues

4 comentários:

  1. Nossa, vi essa garota pequena, e hoje está uma moça e com tamanha maturidade para escrever um texto auto-crítico. Ela está de parabéns tanto pelo contexto como pelas palavras. É bom que saibam que nós adolescentes também temos opniões formaddas a respeito do poder público e também temos nossas frustrações.

    ResponderExcluir
  2. Ana Maria, a medicina em Parnaíba não evolui porque os médicos são, em sua maioria, políticos ou fazendeiros, e os novatos começam a fazer carreira nessas "profissões". O poder municipal faz vista grossas, porque ele fingi que paga os médicos, salário pouco atrativo, e os médicos fingem que trabalham. Só espero que não recriem a CPMF, vendo sendo apontada, de forma sorrateira pelos políticos como a causa do caos, quando ela existia era do mesmo jeito.
    Parnaibano atento

    ResponderExcluir
  3. Prezada Senhorita Ana Maria Rodrigues. Seja bem vindo no ceio dos sensatos cidadãos que se destacam pela coragem de desvelar irregularidades e aplicar as forças para uma Parnaíba ordenada, mais justa e pacifica. Parabéns pelo conteúdo do artigo.

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vinda, realmente, senhorita! Excelente labor intelectual. Sua linguagem me comunica sua sede de mudança. Você elaborou um texto que representa, sem dúvida, a voz do povo parnaibano, clamando por dignidade. Hospitais mal-administrados. Pessoas mal-educadas. Médicos totalmente desumanos. Enfermeiras "grossas". Policiais soberbos. Portanto, Ana, temos, em nosso município, administradores desequilibrados, povo desequilibrado. Falta muito, falta somente tudo. Valeu mesmo, Ana! Povo pranteado.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.