Mais de 50% das reclamações são referentes à cobertura. Queixas por danos ou defeitos são frequentes.
Problemas com a abrangência e a cobertura da garantia representam mais da metade das reclamações contra fabricantes de celulares registradas nos Procons. O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, divulgou nesta sexta-feira (27) a pesquisa Barômetro, que faz um levantamento entre janeiro de julho com base nas reclamações registradas nos Procons ligados ao ministério.
Pelo balanço, 50,65% das reclamações eram referentes à cobertura. O segundo tipo de reclamação mais frequente era a de entrega de produto com danos ou defeitos (26,6%), seguido por demais problemas no aparelho (16,22%) e falta de peça para reposição (6,46%).
A empresa com o maior número de reclamações no semestre foi a Samsung, com 26,36% de participação. Em seguida, apareceu a LG (25,38%). A terceira fabricante mais reclamada foi a Nokia (21,19%), seguida por SonyEricsson (15,51%) e Motorola (8,56%).
Troca imediata
Em junho deste ano, o DPDC determinou que, em caso de problema no celular, os consumidores poderão exigir de forma imediata a substituição, a restituição dos valores pagos ou o abatimento do preço em um outro aparelho.
O motivo seria o aumento no número de reclamações dos consumidores em órgãos de defesa a respeito dos aparelhos. As empresas que não cumprirem as regras estarão sujeitas a multas de até R$ 3 milhões e medidas judiciais cabíveis.
Fonte: Info Money
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