3 de jun. de 2010

LEITOR: Quem não tem cão, caça como gato

A nossa bela capital, em não sendo encravada --- por um histórico equívoco do conselheiro Saraiva --- na pequena, porém aconchegante e privilegiada faixa do litoral piauiense, sofre as difíceis conseqüências de não possuir os atrativos históricos e turísticos tão comuns no restante das capitais nordestinas.

Para compensar, tentam desenvolver inócuas alternativas, como a realização de encontros, eventos artísticos, musicais e os congressos: médicos e jurídicos. Só que isso é muito pouco para alavancar o turismo na capital. Já fizeram de tudo. Levaram o torneio de Vôlei de Praia?? para o pátio de um Shopping Center, deslocaram dois terços das férias de Julho no litoral para a Micarina Meio Norte, até inventaram o Piauí Pop... Só que, infelizmente, e mesmo com esses atrativos o turismo em nossa capital não decola.
Sentindo-se desesperados, agora estão investindo maciçamente no “Turismo de Saúde”, e com isso Teresina está virando um grande hospital. Criaram um inusitado e concentrado “Pólo de Saúde” no centro de Teresina ancorado em um esquema milionário, envolvendo empresários do setor de saúde, funcionários de clínicas e hospitais, políticos e donos de hotéis, que tem rendido muito dinheiro para quem faz parte desse lucrativo negócio. Já existem até os “motoristas agenciadores” que vão à Estação Rodoviária com o intuito de arrebanhar e encaminhar os “turistas” para os hospitais, clínicas e hotéis. A prefeitura está fazendo a parte urbanística do pólo, disponibilizando para isso uma polpuda verba. A área é constituída de trinta e duas quadras e engloba vários hospitais, clínicas e pensões. A concentração hospitalar é imensa, proporcionando a um grupo de exploradores ganhar muito dinheiro com a desgraça alheia, e em contrapartida, ainda deixando na cidade o iminente perigo de contaminação por doenças infecto-contagiosas.
Teresina tem crescido bastante --- privilegiada, antes por sucessivas boas administrações, mas principalmente pela exagerada concentração de recursos provenientes de políticas públicas anacrônicas e eleitoreiras que visam seus 500 mil votos, em detrimento do restante do Estado --- sendo hoje uma cidade com uma boa estrutura, e grandes perspectivas futuras de tornar-se uma grande cidade, mas imaginamos que nenhuma tentativa será capaz de torná-la uma cidade turística, haja vista que, por natureza não possui nenhum atrativo que motive o “trade” turístico. Até o PRODETUR --- programa para o desenvolvimento do turismo na região nordestina --- que a princípio objetivava investimentos no litoral, mas que, por Teresina se auto-intitular de “Porta de Entrada do Delta do Parnaíba” vai abocanhar cinqüenta por cento das verbas que seriam totalmente destinadas aos quatro municípios que compõem o litoral piauiense.
Os equívocos cometidos pelo nobre Conselheiro custaram muito caro ao nosso Piauí. Mesmo já sendo passados mais de cento e cinqüenta anos de sua decisão, continuamos com o nosso belo litoral em petição de miséria absoluta. Por não ser localizado na capital, nunca foi olhado com benevolência pelos governadores, principalmente aqueles nascidos aqui na região. Todo o litoral nordestino é hoje uma fonte de renda inesgotável para seus estados, enquanto nós do Piauí por falta de uma decisão política, continuamos “A Ver Navios”... Ao largo!

Esta crônica foi escrita e publicada em 2005. Com a repercussão negativa provocada pela matéria do fantástico --- TV Globo --- exibida no domingo 30/05/10 resolvi republicá-la.

Mário Pires Santana

4 comentários:

  1. Teresina é tão atrativa que muitos parnaibanos trocam as praias da sua cidade pelos shoppings teresinenses. A grande demanda de pessoas que procuram o setor de saúde de Teresina, não é por atrativo turístico, mas pela competência dos profissionais de saúde e pela excelente estrutura que lá encontram. Se há algum tipo de ilícito, compete à polícia averiguar. Pessoas de má índole existem em todos os setores e em todos os lugares do mundo. O desenvolvimento de Teresina não está ligado ao setor turístico, esse potencial encontra-se em Parnaíba, mas é inexplorado. O governo do PT mostrou a sua incompetência também nesse setor. Os teresinenses são quem ainda dão uma alavancada no turismo aqui do litoral norte. O desenvolvimento de Teresina começou com a excelente admistração de Wall Ferraz e continuou com todas as outras boas administrações do PSDB, incluindo Sílvio Mendes, que demonstrou enorme competência, sobriedade, serenidade, transparência e honestidade à frente da máquina pública, diferentemente do Sr. Wellington Dias, que só fez mídia.

    ResponderExcluir
  2. E verdade. Entao Teresina deveria era se unir com a Parnaiba cobrando o porto Maritimo do piaui.

    ResponderExcluir
  3. Sabe pq? pq essa briguinhas bobas nao nos ajudara a chegar a lugar algum.

    A Parnaiba precisa da ampliacao do IFPI e da UFPI aqui. O Maranhao tem um projeto de ZPE para Timon. O que significa dizer que a mao de obra qualificada em Theresina vai para Timon e nao para Parnaiba. A UFPI acabou de instalar mais curso em Teresina para o MA usar.

    Mais uma vez vamos ficar de fora do desenvolvimento. Fomos enganos pelo o ceara que usou a INACE para impedir a construcao de nosso porto maritimo. Agora vem o Maranhao querendo utilizar como sempre nossos servicos sem pagar.

    Ou seja Piaui produz para o maranhao. Parece ate que eles sao sanguessugas. E nos piauienses. Vamos para aonde mesmo? Pra merda.

    Talvez o melhor para nos fosse a separacao definitiva do estado do piaui. Somos tapiados, enganados, passados para tras de todo o jeito.

    Quando isso vai acabar, eu acho que nunca. Daqui a pouco o ceara vai inventar que o piaui nao precisa de porto maritimo, ou Maranhao vai dizer outra coisa. Quem sai perdendo? O piaui. Pq acabamos deixando o nosso estado desigual .

    Muito obrigado UFPI, IFPI e UESPI por estarem trabalhando para formar gente para o Maranhao enquanto o PIaui vai ficar na M...

    ResponderExcluir
  4. Em Teresina nem o vneto é fresco...imagina se turista vai querer torrar naquele sol?

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.