27 de jun. de 2010

Portais da Parnaíba ignoram Cultura Popular

A grande festa popular do Nordeste

Em junho, a cidade da Parnaíba brilha em cultura popular, uma base de cultura que é desprezada pelos jornalistas da web. É num mês como este, tão rico de cultura criada pelo povo parnaibano, que se percebe como portais, jornalistas e blogueiros da Parnaíba não se interessam pelo tema.

Nada vezes nada e novesfora nada.

Teve festa de Santantõe, com direito ao Pãozinho de Santo Antônio, e ninguém tocou no assunto. As vigílias de Santo Antônio, São João e São Pedro são conhecidas pelos parnaibanos como “primeira fogueira, segunda fogueira e terceira fogueira”. Acendem-se fogueiras, uma herança secular, por quase tudo quanto é de rua da Parnaíba. E só o portal ProParnaíba noticiou, mas não como matéria própria: postou um vídeo, feito pela TV Delta, que está no Youtube. Na noite de São João, a Parnaíba era um imenso fogaréu, com reunião de famílias, vizinhos e amigos diante de cada fogueira.

Está acontecendo, agora, a Festa de São Pedro, no Cacimbão, mas quem vai lá fazer matéria?

E começou o décimo Arraial de São João da Parnaíba, com certeza, o maior e mais bonito festejo junino da cidade e de sua periferia. Há anos a prefeitura, prefeito após prefeito, tem se empenhado em produzir a festa cada vez maior e melhor. Bois e Quadrilhas ensaiaram meses para competir nos Campeonatos. Quadrilhas e Bois trabalharam meses em obras de costura e artesanato para mostrar o máximo de nossa cultura popular de canto e dança. Nenhum jornalista foi aos currais acompanhar ou registrar esse fenômeno. O comércio especializado vendeu como nunca. Há anos é assim, mas nenhum jornalista da cidade vê isso. E nenhum empresário de portais. O Arraial começou e, no máximo, foi notícia rápida em alguns portais. O Arraial começou com a maravilhosa apresentação do Rei da Boiada e ninguém sequer fotografou. Não está em nenhum portal, em nenhum saite, em nenhum blog.

O Portal Delta fez referência apenas a uma palestra da secretaria da cultura feita aos donos de barracas.

O ProParnaíba só denunciou a “falta de infra-estrutura do Arraial” porque houve um corte de energia elétrica na segunda noite e “o gerador só manteve a luz das barracas do Sebrae”.

O Arraial não foi citado no blog do Carlson Pessoa.

O acesso343 postou a programação da primeira noite e acertou a incluir a apresentação do Rei da Boiada, coisa que não está no fôlder da secretaria da cultura porque houve mudança de última hora.

O saite da prefeitura fala apenas da programação e da estrutura montada, com fotos de Flávio Sidônio e texto de Romualdo Neves.

No 180graus, Renato Calife fala sobre o policiamento e a presença de famílias e informa que Bois mirins e adultos empolgaram a platéia, mas acontece que nenhum Boi da categoria Mirim apresentou-se na primeira noite.

O Portal Costa Norte noticiou o início do Arraial citando Bois e Quadrilhas a se apresentarem, mas a matéria saiu errada: não incluiu o Boi de adultos Brilho da Ilha, que é primário e vem da Ilha de Santa Isabel, e citou apenas 6 Bois Mirins, quando, na verdade, são 9.

Pois é! Falta jornalismo nas áreas de Cultura da Parnaíba. Pelo menos na internet. Os principais temas de nossos portais, saites e blogs são política e violência; violência e política. E só. Nenhum portal designou sequer um repórter para acompanhar e fotografar o Arraial. Mas é hora de despertarem, pelo menos, para os nossos Batalhões de Boi. Eles são cultura da gema, secular. Eles estão na Arena do Arraial. E são lindos! Pequenos e belos, como o Diamante Negro e o Lindo Guerreiro; grandiosos e deslumbrantes, como o Brilho da Ilha, o Flor do Lírio e o Rei da Boiada. Uns 250 anos de Cultura Popular. As arquibancadas estão cheias. O povo adora e aplaude.

Por Bejamin Santos

4 comentários:

  1. Sábio comentário caríssimo parnaibano. É preciso apresentar o que é nosso para que o mesmo seja valorizado.

    ResponderExcluir
  2. O blogs e sites, estão ai para noticiar e não fazer politicagem. Que é o que vejo... Não sei também porque de uns meses para car, veio a parar de fazer matérias policias, em blogs e sites, sendo que esta cidade não é mais aquela conhecida “cidade Pacata”. Com muitos crimes e violências. Só se fala em blog e sites “cobra ou lima”.como diz o velho jornalista “bicho ou fruta”.

    ResponderExcluir
  3. na veedade esse historia de fougueira eh um saco, qual a graça de fazer fogueira? meu deus do ceú qnta ignorância

    ResponderExcluir
  4. e porque esse frustrado que pouco fez quando secretário não postou algo em sua coluna no portal costa norte? porque não colocou antecipadamente no bembém? melhor fazer o seu bem feito. Chega de parnaibanos frustrados e que não tiram a bunda de suas poltronas para fazer algo de bom.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.