28 de mai. de 2010

Noar: a terceira esperança de alavancar o turismo parnaibano

Finalmente o desértico e folclórico aeroporto internacional de Parnaíba, que faz parte do anedotário nacional da Infraero, vai deixar de ter apenas aterrissagens de teco-tecos e urubus.

Segundo matéria do jornal Diário de Pernambuco, em junho (tomara!) deste ano, aleluia!, os primeiros voos da empresa aérea Nordeste Aviação Regional, Noar, devem desembarcar naquele conhecido e pouco movimentado espaço aeroviário, considerado a "salvação" do turismo litorâneo piauiense.

As aeronaves tchecas Let 410 UVP, com capacidade para 19 passageiros, farão voos regulares interligando importantes cidades regionais nordestinas que não são atendidos pela aviação doméstica nacional, como Parnaíba e Sobral, no vizinho estado do Ceará.

Este comunicador e blogueiro torce para que a Noar faça um pouso tranquilo e duradouro em nossa cidade, e espera, sinceramente, que a empresa não sofra do mesmo mal que fez a Ocean Air, que esteve operando em Parnaíba em 2004, e a Litorânea, que também usava Let 410 em 2007, deixarem de atuar aqui.

Agora, por favor, não coloquem banda de música e outras "alegorias" na chegada da Noar no nosso aeroporto, como fizeram no desembarque dos voos charters italianos em 2006 e 2007. Até hoje, meus caros leitores, eu ouço piadas de jornalistas de outras cidades sobre aquela presepada, o melhor termo que encontrei para definir o que fizeram lá naquela fatídica sexta-feira, 26 de dezembro de 2006.

Os passageiros da Air Italy pensavam que tinham desembarcado em uma tribo de índios na Amazônia. Era zuada e batuque para todo lado, um verdadeiro carnaval fora de época. Foi deprimente! Espero que dessa vez eles não cometam mais aquela gafe monumental, que denuncia a forma amadora como nossos gestores públicos tratam o turismo no litoral piauiense.

Por Ribamar Aragão

8 comentários:

  1. Vou repetir pela milesima vez. O problema da parnaiba e economico.

    As pessoas nao tem condicoes financeiras de viajar de aviao embora a cidade tenha 150 mil habitantes, boa parte desempregados.

    A Parnaiba tem milhares de filhos nos grandes centros urbanos do pais como: Brasilia, Sao Paulo e Rio de Janeiro.


    A Parnaiba tem que diversificar. Trazer dinheiro de fora atraves de servicos. Turismo, agronegocio e industria.

    As empresas aereas querem saber e de clientes. Elas querem dinheiro. Ninguem vai colocar um negocio para ter prejuizo.

    Alguem falou que viajar de aviao nao e barato como antes. Isso e uma mentira muito grande viajar de aviao era coisa de luxo, so os ricos podiam fazer isso, no passado.

    Hoje e muito mais barato viajar de aviao que antes. Hoje as pessoas podem financiar suas passagens. Mesmo ganhando um salario minimo e possivel viajar de aviao.

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  2. Grande coisa,já estou vendo a derrota novamente,quem vai querer viajar de "avião" de PHB para Sobral ou cidades próximas.Eu quero que venha pelo menos a GOL Gol é Gol aí sim Parnaíba ia subir!

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  3. A parnaiba precisa de voos para brasilia ou sao paulo. Ela que temos muitos parentes. Esses lugaresm emitem muitos turistas.

    Parnaiba- The- Brasilia

    Brasilia- The- Parnaiba

    parnaiba- the- sao Paulo

    Sao Paulo- Fortaleza ( ou teresina)- Parnaiba

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  4. Gente e so pegar os dados do ibge e mostrar para companhias aereas.

    Eles vao ver que ha dezenas de milhares de parnaibanos vivendo em Brasilia e Sao Paulo. Sem falar nos municipios vizinhos.

    Esse negocio de voos de teresina- parnaiba nao funciona.

    O turista que vem de sao paulo e brasilia querem chegar ao paraiso o mais rapido possivel e nao passar 6 ou 8 horas num onibus. Eles tambem nao querem ficar um dia em teresina para pegar um voo para parnaiba.

    A gol opera em teresina. Um voo semanal de PHB- THE - SP
    PhB-The- BSB

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  5. A PHB tinha voos regulares no passado pq o dinheiro circulava aqui. Hoje isso nao acontece. No passado as passagens aereas eram um absurdo.

    Hoje podemos notar que nossa populacao (PHB) cresceu somente em tamanho, mas a economia.

    Mas ha uma luz no fim do tunel. Dessa vez a PHB nao pode dormir no ponto: trabalhar por essa ZPE; produzir nos tabuleiros litoraneos e buscar investidores; fortalecer o turismo atraves de uma forte uniao entre agencias de turismo, hoteis, prefeitura e governo do estado.

    ( Meu Deus, ate os ventos fortes que pensavamos que eram ruim podem nos gerar energia para movimentar nossas maquinas)

    Quando somos pequenos temos que nos unir para termos forca.

    Se faltam ideias, que tal procurar os mestres e doutores nas areas que necessitamos. Eles passaram ou passam a vida toda estudo sobre turismo, negocios, economia... Mas alguem faz isso?

    Assim como ha gente do mal; ha gente do bem.

    As repostas vem de lugares onde menos imaginamos.

    Tomem por exemplo surpreendente: Aquela frutinha roxa de gosto esquesito, chamada as vezes de jucara.Quem poderia dizer que o acai poderia ser uma super fruta, riquissima em anti-oxidante.

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  6. Engraçado, na região Norte do país, especificamente no estado do Pará, existe várias empresas de táxi aéreo, ( passagens a preço "de banana"). A pergunta que não quer calar é: Por que estas coisas não funcionam no estado do Piauí?

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  7. Só lembra aquele personagem da escolinha do professor Raimundo, o Galeão Cumbica: "NO-ARRRR, ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS COM DESTINO A SÃO LUIS, COM ESCALA EM BRASÍLIA E IMPERATRIZ, DIRIJA-SE AO PORTÃO DE EMBARQUE. PI-PI"
    Espero que essa empresa não seja uma piada igual as que fazia o saudoso Galeão Cumbica...

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  8. Será que esse aeroporto vai mesmo funcionar um dia, ou sempre ficaremos sendo enganados e ludibriados.

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