2 de mai. de 2010

MUDAR O COMPORTAMNETO DOS CICLISTAS

Sr Carlson Pessoa

Não o vou chamar de amigo porque na verdade nem o conheço mas admiro o seu trabalho e qualquer dia destes certamente irei ter a oportunidade de o conhecer, cumprimentar pessoalmente e dar-lhe os parabéns .

Faz poucos dias comentei um acidente em que morreu um ciclista.
Pelo comportamento dos condutores destes veículos até é para admirar que não haja bem mais acidentes.
Quero lembrar que um velocípede ( Bicicleta ) não passa de um veiculo não motorizado e que como qualquer outro deveria respeitar as regras de transito.
Todo o condutor deveria estar sujeito a um exame de como circular nas vias publicas.
Deveria estar sujeito às mesmas multas que os condutores de velocípedes motorizados
(motos) e carros.
Nada disso acontece.

Não é raro ver os condutores destes completamente bêbados na via publica e no entanto podem passar por qualquer fiscalização sem serem incomodados.
Conduzem os seus velocípedes como se as estradas lhes fossem pertença.
Uma grande maioria conduz na contra mão causando acidentes e se alguém reclama eles ainda se acham senhores da razão e as policias nada fazem quando estes passam mesmo ao seu lado.

Nos cruzamentos simplesmente cortam na diagonal entrando nestes na contra mão.

Todo o velocípede (bicicleta) deveria ter um seguro. Não é raro pessoas serem atropeladas por estes e sofrerem algum tipo de ferimentos.
Venho por este meio sugerir às autoridades competentes fazerem uma campanha de informação a estes condutores de como dirigir.
TODO O CONDUTOR QUE SEGUE NA CONTRA MÃO É CULPOSO senão para que um código de estrada.
Esta campanha poderá ser com abordagens destes condutores informando dos erros que estão cometendo. No final de 3 meses de campanha começarem a ser multados como todos os outros.
As autoridades poderiam tbm visitar todas as escolas privadas e publicas dando aulas informativas de boa conduta na estrada até mesmo práticas usando o pátio das escolas
para estas aulas, ou até o recinto do detram ou outros espaços que se prestassem a isso.
Os alunos seriam convidados a levarem suas bicicletas a estes recintos onde seriam criadas (com simples riscos) estradas com cruzamentos e sinalizações. Enquanto uma parte dos alunos faria o percurso a outra atuaria como policia anotando o erro dos colegas. Depois trocariam de posição.

Espero que quem de direito leia esta missiva e comece a ponderar

José

2 comentários:

  1. O que eu vejo nas ruas de Parnaiba é lamentável! Muitos condutores de bicicletas não respeitam mesmo as regras de trânsito! Vejo muitos andando na contramão, cortando sinais vermelhos nos cruzamentos e o pior é quando eles andam "bem no meio das ruas e avenidas como se eles fossem os donos da rua!", a gente buzina pra eles para sairem da frente e muitos deles ainda xingam a gente! Essas atitudes irresponsáveis deles podem causar muitos acidentes, principalmente quando eles são atropelados por motociclistas, causando não só danos físicos quanto materiais a ambos!
    Seria mesmo interessante se as autoridades promovessem uma campanha de conscientização da população nesse sentido, pois, todos nós sabemos que muitos dependem desse meio de transporte não só para estudar como também para trabalhar! Uma campanha desse tipo seria benéfica a todos!

    ResponderExcluir
  2. Isso sem falar que grande parte dos ciclistas não usam o acessório principal de um meio de transporte (Freios).

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.