2 de abr. de 2010
LEITOR: Paixão de Cristo
A Paixão de CRISTO, encenada em várias cidades do Brasil, revela ao público a maior História da humanidade: a vida, o sofrimento e a vitória de JESUS sobre a morte. Em Parnaíba, desde o mês de janeiro, que dezenas de integrantes de um grupo de teatro, ensaiam para a peça. Um espetáculo que ultrapassa duas horas de apresentação e costuma reunir centenas ou, por que não dizer, milhares de pessoas. Os trabalhos são intensos para que tudo ocorra dentro dos conformes. É interessante observarmos a emoção das pessoas ao final da apresentação. Agora, querer denegrir a cultura milenar, que herdamos dos nossos colonizadores, é, no mínimo, uma agressão contra nossa MORAL E NOSSOS COSTUMES.
Opinião: Em primeiro lugar, costumes são ações comuns à maior parte das pessoas de um determinado grupo ou comunidade. Geralmente, costumes são ações tradicionais, isto é, passadas de uma geração à outra. Mas, somente por serem e significarem tudo isso, não quer dizer que sejam portadores da verdade. Está-se confundindo o debate, pensar que se há um costume, automaticamente esse deve ser respeitado e assim jamais abolido. É um engano, afirmar que precisamos conservar todos os nossos costumes, para que possamos seguir sendo o que somos.
ResponderExcluirEm segundo lugar, precisamos analisar todos os nossos costumes para verificar se, de fato, eles ainda fazem algum sentido, quando interrogados sobre sua influência ao nosso caráter que sofre as influências pelo meio em que é submetido. Refinamento moral segue diretamente vinculado a costumes moralmente refinados.