23 de mar. de 2010

Sobe para 4 mortes o nº de gestantes com suspeita de gripe A no Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte suspeita de 4 gestantes. A última veio do hospital de Bom Jesus.

A coordenadora do Comitê Estadual de Combate a Influenza H1N1 no Piauí, Cristiane Moura Fé, acaba de informar ao Cidadeverde.com que hoje foram confirmados quatro óbitos de gestantes com suspeita de gripe A.

Além das duas mortes registradas na maternidade Dona Evangelina Rosa –duas de Timon, nesta terça-feira, foram notificadas mais dois óbitos, uma da cidade de Bom Jesus e outra de Timon, no Maranhão.

A paciente de Timon entrou na madrugada de hoje na maternidade com infecção generalizada, devido o feto morto na barriga. Segundo Cristiane Moura Fé, ela não tinha quadro de influenza A, mas como faleceu na maternidade foi incluída no protocolo para a investigação da morte.


Uma mulher grávida de seis meses faleceu ontem à noite no Hospital Regional de Bom Jesus (a 632 quilômetros de Teresina) com suspeita da gripe H1N1. É o terceiro caso de óbito suspeito da nova gripe no Piauí. A mulher, de 35 anos, chegou por volta das 10 horas e faleceu às 20 horas.

Segundo a diretora clínica do Hospital, a médica Regina Áurea do Monte, a grávida sentia febre alta e tossia muito há pelo menos cinco dias, depois de ser atendida no posto de saúde e na unidade básica, ela foi encaminhada para o hospital regional, com uma crescente falta de ar.

“A sua dispnéia (falta de ar) era crescente e a febre não baixava, mas não podíamos transferi-la para Teresina com o quadro instável. A evolução do quadro foi muito rápida. Em menos de 12 horas ela veio a óbito”, explicou a médica.

A suspeita da gripe surgiu quando foram descartadas outras doenças como cardiopatia e pneumopatia. “Foram recolhidos peças do pulmão dela ainda ontem e enviados hoje para Teresina, para serem analisados”, destacou a diretora clínica, que será encaminhado para o Hospital Adolfo Lutz em São Paulo.

A família da grávida também está sendo monitorada por profissionais de saúde.

Caso deixou cidade em alerta:

A médica admite que o caso deixou todo o hospital e a população de Bom Jesus em alerta. “Não tínhamos nenhum suspeito até então, e aparecer um caso com uma evolução para o óbito tão rápido deixou não só o hospital, mas como toda a população em alerta. Acordou a equipe de saúde para um risco que é real e pode estar próximo”, declarou a dra. Regina do Monte.

Na tarde de ontem, o governador Wellington Dias decretou estado de emergência para a nova gripe no Estado.

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos - 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio


Caroline Oliveira e Yala Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.