22 de mar. de 2010

SENAI INICIA MAIS UM CURSO VOLTADO PARA INDUSTRIALIZAÇÃO DO CAJU




Dando continuidade aos cursos gratuitos, voltados para a comunidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, iniciou nesta segunda-feira (15), no Centro Comunitário de Aprendizagem Joaz Souza - CCA, em Parnaíba, o curso de Auxiliar de Produção para a Indústria do Caju.

O curso tem carga horária de 160 horas/aulas, dividido em dois módulos: básico e especifico, com duas turmas de 15 alunos, (tarde e noite). Inicialmente está sendo ministrado o módulo básico com a instrutora Jamila Gomes Ribeiro. Dentro deste módulo é repassado noções básicas de segurança do trabalho, empreendedorismo, ética e cidadania, desenvolvimento pessoal e interpessoal, gestão de qualidade e noções de educação ambiental. Em seguida o módulo especifico trás noções práticas de aproveitamento do caju e da castanha e toda as utilidades do caju.

A instrutora Jamile disse que o perfil dos participantes é bastante variado, vai desde pessoas que querem se capacitar para o mercado de trabalho, como também pequenos produtores com o intuito de aumentar sua fonte de renda através da exploração do caju.

Para Marcelo Fontenele de Araújo Sousa, pequeno produtor e fabricante de cajuína (amarração) e proprietário da fazenda São.Francisco, na localidade Cajueiro dos Sousa, em Luis Correia, “é uma oportunidade que o SENAI oferece para a qualificação das pessoas que trabalham com a produção do caju”. Após conclui o curso, Marcelo pretende ampliar o negocio através do beneficiamento da castanha e o aproveitamento do bagaço com a produção de doce, etc. e acrescentou “ as pessoas têm que aproveitar pois o SENAI é uma instituição respeitada por conta de tantos cursos profissionalizantes que preparou tanto gente no país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.