22 de mar. de 2010

Gripe A: Piauí decreta estado de emergência e faz plano especial

Decreto será assinado por W.Dias na terça-feira. Autoridades de Teresina e do Estado traçaram plano de emergência.

O secretário estadual de Sáude, Assis Carvalho, anunciou em coletiva na tarde desta segunda-feira (22) que o governador assinará decreto de Estado de Emergência em função da Gripe H1N1. Em 2010, são 29 casos suspeitos, dois óbitos ainda a confirmar, e dois casos confirmados de pessoas que já foram tratadas. O decreto será assinado nesta terça-feira.

O governador Wellington Dias se reunuu a portas fechadas no Palácio de Karnak com Assis Carvalho, secretário estadual de Saúde, Amariles Borba, da Fundação Municipal de Saúde, e outras autoridades do assunto. Foi definido um plano emergêncial para a rede estadual.

Assis Carvalho informou que as gestantes suspeitas não serão mais atendidas na Maternidade Evangelina Rosa, e sim no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. Além disso, 16 leitos do Hospital da Polícia Militar serão destinados para pacientes transferidos do Natan Portela.

Wellington Dias também se comprometeu em buscar recursos para dar infraestrutura de aparelhamento e pessoal aos hospitais, além de dotar o laboratório central para a realização de exames da Gripe A, hoje feitos apenas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o que atrasa a divulgação do resultado.

Amariles Borba disse que o decreto agiliza ações caso ocorra o aumento de pacientes, e evita que as equipes médicas sejam pegas de surpresa. O plano de ação foi feito em parceria entre Estado e Município.

Yala Sena (flash do Palácio de Karnak)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.