25 de fev. de 2010

Parnaíba se prepara para 5º Fórum da Inclusão

A Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) juntamente com a equipe da Seid (Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e os municípios do território dos Tabuleiros Litorâneos, estão preparando o 5º Fórum da Inclusão que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro. A proposta do Fórum é interiorizar os serviços oferecidos pela Seid como passe livre intermunicipal, aquisição de próteses e próteses da oficina do Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) além de levar informações sobre a prevenção de deficiências. O público-alvo do Fórum é formado por pessoas com deficiência e seus familiares, agentes comunitários de saúde, professores e servidores públicos das áreas saúde, educação, assistência social, acessibilidade, ONGs e pessoas interessadas na temática abordada. A secretária de desenvolvimento social e cidadania e primeira dama de Parnaíba, Valéria Castelo Branco, participou do encontrou e está junto a equipe da SEID cuidando dos preparativos para realização do Fórum, que acontecerá no Liceu Parnaibano.

“O Fórum é de grande importância não só para nossa região de Parnaíba mas, de todo o Estado para fortalecer as políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, que passaram tanto tempo sem a garantia de seus direitos. Desde a implantação da SEID o estado do Piauí tem vivido grandes avanços nessa política e esse Fórum vem fortalecer esse trabalho. Estamos convocando os parceiros para realização do Fórum”, explica Valéria. Além de Parnaíba compõem os municípios da planície litorânea: Luis Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves e Murici dos Portelas. Também vão participar do Fórum como municípios convidados: Piripiri, Brasileira, Piracuruca, Pedro II, São João da Fronteira, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão. O Fórum vai levar oficinas, palestras e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência. Serão realizadas 11 oficinas com os seguintes temas:

1. Orientação sobre elaboração de projetos;
2. Direitos da Pessoa com deficiência;
3. Conselhos de Direitos e Controle Social0
4. Órteses e Próteses o orientação sobre prescrição adequada de cadeira de rodas e orientação sobre como ter acesso à oficina ortopédica do CEIR;
5. Saúde e prevenção de deficiências;
6. Empregabilidade – espaço no mundo do trabalho para pessoas com deficiência;
7. BCP e passe livre intermunicipal;
8. Práticas educacionais inclusivas para professores da rede regular de ensino;
9. Prevenção de acidentes de transito;
10. Acessibilidade em sentido pleno;
11. Dança contemporânea inclusiva.

Secom com informações da Seid

Um comentário:

  1. A ideia é louvavel, mas sabemos que por tráz de tudo isso tem o interesse politiqueiro. Pois, sabemos que todas as escolas deveriam está adaptadas para os portadores de deficiencia.Mas o que se sabe é que o Liceu foi arrumado as pressas para tal finalidade. Foi liberado uma verba de mais de 35 mil reais, para tal finalidade. E por que somente agora.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.