21 de jan. de 2010

28 militares piauienses irão ao Haiti no início do segundo semestre


Militares do 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos têm viagem prevista para julho ou agosto.

Vinte e oito piauienses irão embarcar para o Haiti no segundo semestre de 2010. São 5 sargentos, 5 cabos e 7 soldados do 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) de Picos, que irão ajudar na reconstrução de estradas e imóveis do país devastado por terremotos neste mês de janeiro, além de um capitão, cinco sargentos, cinco cabos e cinco soldados do 2º BEC, de Teresina.

Segundo o coronel Wilson Rocha, comandante do 3º BEC, esta era uma viagem já programada. O Brasil já enviou onze contingentes. Esta é a terceira vez que o Piauí envia tropas. Das vezes anteriores foram enviados militares do 25 BC e do próprio 3º BEC.

“Eles são homens especializados em construção, vocacionados. Operadores de máquinas e de laboratório”, diz o coronel. Ele explica que o envio de militares piauienses ao Haiti é a prova de que o exército é um só. É um prazer para o Piauí participar de uma missão como esta”, declara o coronel. Os militares são em sua maioria da região de Picos e estão passando por uma bateria de exames físicos, médicos e psicológicos.

Quando questionado sobre o perigo sobre a segurança e o medo de novos desastres naturais que pode acometer os piauienses em solo haitiano, Rocha é tácito: “Os militares são treinados para enfrentar o medo. Existe uma técnica, preparo para que eles dominem qualquer temor”, finaliza.

O grupo de piauienses estão aguardando o comando do exército para determinar a data exata da viagem que pode ocorrer no mês de julho ou agosto. Após o Carnaval, eles irão passar por treinamentos em Natal/RN e no Rio de Janeiro.


Carlos Lustosa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.