2 de dez. de 2009

Quem vem não volta mais

Pesquisa da Embratur revela que o Piauí é o roteiro menos procurado pelos turistas. Não é falta de divulgação. Trata-se, da falta de infraestrutura.E tem mais, aqui, no nosso litoral, ao invés de se explorar o turismo, explora-se o turista. Ele vem, não volta nunca mais e ainda faz propaganda contra.

Fonte: DP

2 comentários:

  1. 01 - Não basta ter "belas" praias, bons passeios e lugares "exóticos" para serem mostrados. E preciso uma serie de cuidados para manter os turistas que já vieram e fazer com que novos turistas venham, e o que vejam repercutam por toda a vida de maneira agradável.
    02 - Aquilo que as pessoas experimentarem durante uma viagem irão lembrar durante muito tempo, bem mais tempo do que aquilo que elas vêem diariamente. A rotina, logo se esquece, mas o novo, e quase inesquecível, mesmo que seja desagradável.
    03 - Portanto, se a praia estiver suja, se a cidade estiver suja, se o comercio local não for agradável, de modos que o turista se sinta mal, não se iluda, este não voltara, se voltar, será por um acaso do destino, ou por que aquele lugar e passagem para outros lugares.
    04 - Quase todo turista, passa o ano inteiro sonhando com o dia em que ira sair de ferias, e poderá passear na praia sem nenhum constrangimento. Mas existem locais onde ele chega e é abordado por homens que querem disputá-lo para cobrar o estacionamento, depois a disputa e nas cadeiras da praia, depois os passeios, o restaurante do almoço. Isto e altamente constrangedor, quando não vem na forma de oferta, mas sim na forma de arrastão. Infelizmente, isto e praticamente incontrolável pelos serviços regulares. Turista, e gente como agente, tem memória. E no ano seguinte, ele procura outra praia.
    05 - Turista e gente bem informada, e normalmente e a parte da sociedade mais bem informada, são Médicos, Engenheiros, Delegados, Juízes, Promotores, Desembargadores, Policiais, Advogados, e outros mais. Quem ganha salário mínimo não faz turismo, quem faz turismo tem dinheiro no bolso, não precisa constranger, ele vai gastar porque levou dinheiro para isto, esta no orçamento. Pensar que engana esta gente, e uma aberração humana, e um desagravo, e um desativo. Tudo isto e constrangimento e o turista não volta mais ali e ainda fala para todos os seus amigos e publica da forma como pode. O que os operadores de turismo fizerem ira repercutir pelo mundo.
    06 -E necessário trabalhar esta questão na televisão, no radio, nas escolas a partir do primeiro ano letivo, especialmente em cidades que tem o turismo como fonte principal de renda. O Brasil tem forte potencial turístico, mas ha lugares, cidades, estados, onde tais questões precisam ser trabalhadas com maior acuidade. Acrescente-se aos diversos fatores desagradáveis, mais este: o constrangimento para gastar varias vezes alem do necessário, (preço dobrado e triplicado). Alem de outras formas de tratamento, só produzam perda de clientela.
    07 - Em Fortaleza ha uma Feira bem no calçadão, mas eles tem o cuidado de retirarem as barracas todas as noites com horário rigoroso para montagem e desmontagem, o lugar e limpo, o turista e tratado como rei. Bom seria, se por todo o Brasil fosse assim.
    08 - Os hotéis e pousadas que recebem turistas devem ser extremamente limpos, tanto o piso como os moveis, muitos pecam neste ponto. Os restaurantes que servem turistas devem ter a cozinha aberta (vidro) para que todos que chegam vejam o que esta acontecendo no laboratório mais sagrado do ser humano - a cozinha. Se o vidro não for possível, coloquem então, um circuito fechado, mostrando a cozinha.

    ResponderExcluir
  2. Como atrair e segurar os turistas: II
    09 - Turista dificilmente registra ocorrência, por isto as autoridades locais, Secretaria de Segurança e Secretarias de Turismo dificilmente ficam sabendo quando o turista sofre um furto ou roubo, quando alguém remenda o mesmo pneu quatro vez num só dia, tudo isto acontece e não deveria acontecer.
    10 - Turista que sofreu constrangimento, dificilmente volta aquele estado e fala mal daquele lugar ate cansar, e todos os seus colegas de trabalho evitam passar também pelo mesmo lugar.
    11 - Se faz necessário, altos investimentos em propaganda turística e treinamento de pessoal que trabalha neste ramo (operadores de turismo), e certo que alguns estados já fazem isto, a exemplo o Ceara, mas e preciso fazer mais. Melhorar as estradas, a segurança a fiscalização do comercio direcionado ao turismo e outros cuidados de praxe.
    12 - Na pratica, o turista e um cliente, um consumidor como outro qualquer, o problema, e que turista e consumidor de alto nível, silencioso, porém extremamente seletivo. Ele não devolve a ofensa no local, porque esta em terra distante, mas quando chega na sua terra anuncia para todos como foi tratado. Qual e o cliente que volta a uma loja, onde consumiu uma mercadoria que não lhe agradou, pagou um preço absurdo e voltou para casa insatisfeito? Não e nada agradável, vermos o nosso sonho transformado em pesadelo.
    13 - Turista, e gente bacana, com fonte de renda certa, e que passa um ano inteiro planejando as suas ferias, se elas forem estragadas uma vez em um lugar, ele não permitira que isto aconteça novamente, e se possível evita que outros passem por este desconforto.
    14 - Turista quer: Praia limpa, preços condizentes com o mercado, acomodações confortáveis, e tratamento adequado, sem engano.
    15 - Porque o o Estado do Ceará, tão distante do resto do Brasil e do mundo, é hoje o maior pólo turístico do Brasil? A resposta e simples: Transparência, honestidade, tratamento adequado, preços adequados, praias extremamente limpas e uma serie de detalhes quase imperceptíveis, porem, altamente agradáveis. Os cearenses entendem que não e possível enganar o turista.
    16 - Talvez seja hora de se reaprender a fazer turismo. Pelo menos temos a natureza a nosso favor. Só não se sabe ate quando ela suportara.
    17 - Os sentidos mais apurados nos turistas são: Olfato, visão e paladar.
    Fonte: BrasilTurbo.com

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.