26 de dez. de 2009

No Ceará, não tem disso, não!

As revistas do Sul do país estão anunciando as grandes obras do governador Cid Dias, no Ceará. Sinceramente, é de causar inveja aos piauienses. Os cearenses assistem à construção das obras de uma siderúrgica, refinaria de petróleo, usinas eólicas e uma estação de gás GLP em cima de um portentoso navio.
O turismo do vizinho Ceará, na Grande Fortaleza, saindo em direção a Jericoacoara e Camocim, atrai turistas do mundo inteiro, jogando milhares de dólares no setor hoteleiro cearense e em toda a cadeia turística que movimenta o setor.
As indústrias, no Ceará, estão em todas as cidades da Grande Fortaleza e sua projeção nas exportações é uma das maiores do Nordeste, a ponto de o presidente Lula liberar R$ 400 milhões só para a ampliação do porto de Pecém.
É uma tristeza, para nós do Piauí, termos que elogiar e reconhecer a pujança do governo cearense, enquanto nada temos de grandeza para anunciar de nosso estado.
A mediocridade que cerca o governo de Wellington Dias é de causar indignação e tristeza aos piauienses, pois nada temos de concreto e que possamos pelo menos apelidar de progresso e muito menos de desenvolvimento.
A música do compositor piauiense Lázaro do Piauí, está muito bonita, mas, o texto não combina com a realidade do nosso estado. É tudo mentira. Não temos nada de concreto ou que simbolize desenvolvimento. Estamos atolados na inércia e na incompetência daqueles que, ao invés de governar, estão desgovernando o nosso estado.
Falta grandeza, criatividade ou qualquer coisa que possa empolgar o povo piauiense. Lula está vindo de novo ao Piauí. Para dizer o que? Prometer o quê? Cadê o porto, a ZPE, a barragem de Castelo, a recuperação da ferrovia Luís Correia a Teresina, a Transcerrados, as cinco hidrelétricas que viriam para o Parnaíba?
Já que o presidente Lula vem aí de novo, pelo menos deveria ter coragem de se ajoelhar aos pés do presidente em pleno sol quente do aeroporto de Teresina, e lhe implorar por uma das cinco refinarias de petróleo. Três já foram destinadas para Pernambuco, Ceará e Maranhão. Restam ainda duas. O Piauí ficará de fora.
O nosso estado só tem obras na propaganda oficial. E são tantas que talvez seja isso que leve o governo federal a pensar que não precisamos mais de nada. (Colaborou Tomaz Texeira)

2 comentários:

  1. E voces estavam querendo que tudo fosse feito para grande Teresina? So que faltava mesmo. O piaui nao e so teresina. Acoes no sul e norte do estados devem ser prioridade\. Tudo foi feito na grande fortaleza. Bom para fortaleza. eu so nao entendi o pq de nao termo recebido investimento em eolicas. Isso me revolta pq eu sei que sem energia fica dificil atrair grandes empreendimentos.

    ResponderExcluir
  2. DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO AO QUE ESTÁ ACONTECENDO EM NOSSO ESTADO, QUE PROGREDIU CONSIDERAVELMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS NO GOVERNO DIAS.
    AO INVÉS DE PRESTAR ATENÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ, COMO FOI SITADO COM DESENVOLVIMENTO APENAS PARA A "GRANDE FORTALEZA", POIS NO PIAUÍ O DESENVOLVIMENTO NÃO FOI SÓ EM TERESINA NÃO, O PROGRESSO ESTÁ EM TODO O ESTADO, VEJAMOS HOJE AS ESTRADAS DO PIAUÍ CONSIDERANDO-AS À ANOS REMOTOS, O TURISMO PROGREDIU, EU ACHO QUE SÓ UM CEGO É QUE NÃO VÊ ISSO, NÃO SEI COMO PUBLICOU ESSA REPORTAGEM NESSE BLOG, EM BRAILER SEI QUE NÃO FOI!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.