22 de dez. de 2009

LII – USINAS HIROELÉTRICAS NO RIO PARNAÍBA

Lauro A. Correia
Prefeito de Parnaíba – 1963/1966
Engenheiro Industrial - UFMG



O jornal Meio Norte, em edição de 20/10/09, na página A-4, divulgou:
“Ao contrário do que o Estadão publicou no último dia 17 de que as cinco usinas da bacia do Parnaíba inscritas no leilão da Agência Nacional Energia Elétrica (ANEEL), previsto para 17 de Dezembro, não poderão concorrer por terem concluído trâmite e que não conseguirão apresentar a Licença Prévia até 12 de Novembro, o Secretário de Planejamento, Sérgio Miranda, desmente. Ele afirma que das cinco, três concluíram o projeto, e duas seguiram todo o rito e estarão, sim, no leilão de Dezembro. Miranda afirma que a informação foi passada pelo Governador Wellington Dias após reunião com o presidente Lula na semana passada.”
O meu comentário inicial é o seguinte:
A HIDROVIA constituída pelo Rio Parnaíba, de Santa Filomena até o Porto de Luiz Correia, numa extensão de 1.100 km, será o escoadouro natural da produção de soja dos cerrados piauienses e maranhenses para o exterior, bem assim de outros produtos.
A pretendida construção de cinco hidroelétricas em Palmeirais, Amarante, Floriano, Ribeiro Gonçalves e Uruçui, distantes 50 a 60 km umas das outras, destruirá a nossa hidrovia, tornando-a anti-econômica, e produzirá apenas 493MW, valor superado pelas Usinas Eólicas em instalação no litoral piauiense.
Seria um crime contra o Rio Parnaíba!
No meu livro - << Análise e Comentários >>, com 100 páginas, divulgado recentemente em Agosto, versando sobre alguns assuntos da Macro-Economia Piauiense e Parnaibana, Planos de Desenvolvimento do Estado do Piauí e Município de Parnaíba, apresentei, no capítulo sobre USINAS HIDROELÉTRICAS, cinco razões irrefutáveis e contrárias à implantação não desejada das CINCO HIDRO-ELÉTRICAS no Rio Parnaíba.
O Piauí inteiro confia na ação decisiva da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – (PI), Ministério Público do Piauí, Fundação do Rio Parnaíba, e outras instituições no sentido de excluir as indesejadas usinas hidroelétricas do leilão da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, a ser realizado no próximo de 17 dia Dezembro.
Estou divulgando um novo folheto, com 35 folhas, sob o título - << Rio Parnaíba - Usinas Hidroelétricas >>.

Parnaíba, 20/10/2009
165ª da Cidade e 247ª da Vila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.