25 de nov. de 2009
Parnaíba sem cobertura de ACS-Agentes Comunitários de Saúde
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde.
O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.
Por meios de ações individuais ou coletivas, os agentes comunitários de saúde realizam atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão do gestor local do SUS (a Secretaria Municipal de Saúde).
No entanto,as famílias que residem no centro da cidade de Parnaíba ainda não podem se beneficiar desses serviços pois nunca tiveram o privilegio de conhecer um agente comunitário de saúde e na Prefeitura Municipal, ninguém sabe explicar o motivo.
Por Jose Cardoso de Araújo Sobrinho
Av. Pinheiro machado,cartão Postal da cidade, mercado da Caramurú, que nojo,quantos urubús,passeando livremente sem convite.
ResponderExcluirVergonha para a cidade Zé do H, estive ns férias 8 dias e não tive coragem de consumir carne pois,a cidade naõ tem um matadouro e nem a vigilãncia sanitária notifica a prefeitura.Desculpe a minha sinceridade mas nã o sinto vontade de retornar a Parnaíba que vergonha um prefeito sem o menor compromisso com a população,e ainda falam que você tem curso superior em engenharia agrônomo.