21 de nov. de 2009

ALELUIA:Ufpi recebe unidade de piscicultura e terreno para construir segundo campus em Parnaiba

















Convênios Ufpi


A doação de um terreno para a construção de mais um campus da Universidade Federal em Parnaíba, a transferência da Unidade de Piscicultura para a mesma instituição e a realização de concurso público para município foram os principais temas da cerimônia presidida pelo prefeito José Hamilton Castelo Branco, com a presença do Reitor Luis Santos Júnior. O ato público aconteceu no hall do Gabinete Oficial, na manhã desta sexta-feira(20).

O terreno para o novo campus, doado pelo empresário Francisco das Chagas Fontenele, fica localizado próximo à avenida Francisco Borges do Santos nas proximidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia(Ifet). A documentação de transferência do terreno, com aval do município, foi entregue ao reitor por ocasião da cerimônia. Luis Santos Junior disse que a doação acelera o processo de desenvolvimento acadêmico iniciado por sua gestão e coincide com a intenção do prefeito José Hamilton de contribuir para que Parnaiba seja cada vez mais referência na educação, através do ensino, pesquisa e extensão. O reitor da Ufpi reforçou o compromisso da Universidade Federal do Piauí de implantar o curso de medicina na cidade, uma vez que o município e a iniciativa privada de Parnaíba estão colaborando para a expansão das ações da instituição no município.

A transferência da Unidade de Piscicultura para a Universidade Federal que compreende as estruturas da avenida Padre Vieira vai proporcionar um incremento significativo nos cursos de piscicultura e engenharia de pesca da UFPI. A unidade instalada na Pedra do Sal também será transferida para a UFPI

Sobre o concurso público, o prefeito José Hamilton lembrou que se trata de outra ação desenvolvida através da Universidade Federal do Piauí e informou que as recomendações feitas pelos técnicos da Universidade para a realização do certame deverão ser providenciadas com o apoio da Câmara Municipal. A participação do legislativo municipal nas diversas ações de desenvolvimento da cidade também foi reconhecida pelo prefeito na ocasião.

5 comentários:

  1. VAMOS ESPERAR SENTADOS. ANO ELEITORAL É ASSIM: SÓ PROPAGANDA ENGANOSA! DAQUI A POUCO PARNAIBA RECEBE ATÉ BASE ESPACIAL PARA LANÇAMENTO DE FOGUETES.

    ResponderExcluir
  2. Ano Eleitoral é assim: Sempre que

    os atuais governantes fazem ou pretendem fazer, a oposição irresponsável critica ou diz que é propaganda enganosa. E o pior, torce contra, para que nada der certo. É a conhecida `UNIÃO DOS PARNAIBANOS´ pelo desenvolvimento da cidade. Nâo é de lascar?

    ResponderExcluir
  3. Sugestoes:
    Engenharia ambiental, engenharia energia renovaveis, engenharia civil e outros.

    Sabemos que a preservacao do meio ambiente e importante. No entanto, precisamos de desenvolviemento pq existe milhares de miseraveis por estas bandas.

    Mais eolicas serao instaladas no litoral do piaui e o restante do nordesde, e ate na cidade de paulistana, sertao do pi. Sol e agua em abundancia e terras ferteis. Existem projetos para o tabuleiros litoraneos produzir dende (biodiesel), por exemplo. Sem falar na producao de etanol em Uniao,PI. Sabemos da forcas das ondas do mar aqui no piaui. Existe uma grande necessidade energia eletrica no piaui e o restante do brasil (quando a energia e renovavel melhor ainda).

    Um engenheiro leva 5 anos para se formar. Em cinco anos com infraestrutura que estamos recebendo agora, mais e mais construcoes vao surgir principalmente pela iniciativa privada. Com crescimento economico do brasil 5% ao ano, de onde sacaremos engenheiros para parnaiba se Brasil tem carencia desses profissionais? Ou vcs acham que os profissionais vao sair de seu lugares de origem tendo trabalho la, para vir para parnaiba? Eu nao sairia.

    ResponderExcluir
  4. Mais eolicas estao chegando ao litoral e o CEFET parnaiba nao vai mais oferecer o curso de eletrotecnica de 2anos. Ha diversos projetos para instalacao de eolicas no piaui.

    http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=37334&pes=eolica

    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1367045-5603,00-LEILAO+EM+DEZEMBRO+BUSCA+IMPULSIONAR+GERACAO+DE+ENERGIA+POR+VENTOS+NO+BRASI.html

    ResponderExcluir
  5. Quem sabe poderemos ate fabricar aerogeradores para eolicas aqui quando a ZPE estiver funcionando. Isso nao e brincadeira e isso sao possibilidades de geracao de empregos diretos que serao aqui nesta cidade. A ZPE vai cortar os tributos para fabricao para industria de exportacao. Acho muito bom a UFPI e o CEFET pensarem nisso tambem.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.