6 de out. de 2009

Secretaria do setor primário apóia curso de inseminação artificial em bovinos

A Secretaria do Setor Primário e Abastecimento da Prefeitura de Parnaiba e a Embrapa Meio Norte e Emater-Pi, núcleo Parnaiba, estão realizando o curso de Inseminação artificial em bovinos para criadores e trabalhadores na pecuária.
O curso que foi iniciado nesta segunda-feira (05) terá duração de uma semana e está acontecendo no Centro Tecnológico de Bovinocultura da Empraba, com o objetivo de disseminar técnica para pessoas que de uma forma ou de outra trabalham com a criação de gado na região do baixo Parnaíba, com isso influir de forma direta na melhoria do plantel de leite ou de corte.
O curso vai formar turmas que durante esses dias receberão noções de melhoramento genético, sanidade animal, nutrição além de aulas teóricas e muita prática de inseminação, primeiramente em animais sintéticos e depois em animais vivos
De acordo com o secretário municipal do Setor Primário e Abastecimento, Airton Caldas Uchoa, a secretaria esta apoiando o curso com a contratação de palestrantes e o fornecimento de refeições para os participantes. A estrutura de equipamentos, espaço físico, apostilas e técnicos estão por conta da Embrapa e da Emater. Segundo ele outro fator positivo deste curso é a oportunidade que está sendo oferecida a pessoas de outras localidades que ajudam formar a bacia leiteira de Parnaíba. “Além de pessoas de Parnaíba, temos também trabalhadores de outras regiões, como Araioses, Pirangi, Caraubas, Buriti dos Lopes e Bom Principio”, disse ele. A prosseguiu: “Durante os dias de realização do curso, os participantes terão, café da manhã, almoço e jantar”.
O médico veterinário e palestrante Eduardo Esmeraldo Bezerra lembrou que mesmo Parnaíba tendo animais de bom potencial, a evolução do tempo exige também uma evolução na produção de leite. Já a coordenadora e pesquisadora da Embrapa, Daniele Azevedo, ressaltou o interesse da prefeitura de Parnaíba em contribuir para o crescimento da bovinocultura leiteira da região. Ela lembrou ainda que os custos com a utilização de touros também serão minimizados.

Texto: Paulo Ferreira

3 comentários:

  1. Que bom este curso. O parnaibano tem que saber que a PHB nao e so comercio, turismo e cursos de saude. Temos uma vocacao muito grande para o agronegocio. O agronegocio pode gerar milhares de empregos em Parnaiba e regiao e necessario que os empresarios parnaibanos acordem para isso.

    ResponderExcluir
  2. O agronegocio e muito promissor em PHB. O nosso aeroporto internacional vai nos possibilitar exportar parte de nossas frutas organicas de uma maneira bem rapida como acontece em Petrolina(PE). Camaroes e pescados tambem poderao pegar voos para Europa juntamente com as flores produzidas em Pedro II(PI) e Vicosa,CE. Esses produtos sao vendidos em Euro ou dolares. E inevitavel, nao reconhecer a forca do agronegocio, pois este vai diversificar e fortalecer a enconomia parnaibana. Com isso teremos mais empregos e mais dinheiro circulando em nossa cidade, ou seja mais consumidores.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo curso. Não conheço o perfil do pecuarista de Parnaíba e vizinhança. Com certeza, cursos como este só contribuem para a melhoria da economia e segurança alimentar do Estado.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.