22 de set. de 2009

CASO ELISANDRA FREIRE: Diretor do Hospital Dirceu Arcoverde entrega Nota de Esclarecimento a imprensa

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde por intermédio deste que subscreve manifesta sinceras condolências junto aos familiares da Sra. ELISANDRA SILVA DOS SANTOS FREIRE que tão jovem teve sua vida ceifada por circunstâncias naturais. E, por oportuno, informa à sociedade parnaibana que não foram medidos esforços para que o desfecho fosse outro senão a cura de qualquer enfermidade que padecia a Sra. ELISANDRA SILVA DOS SANTOS FREIRE, não seu prematuro óbito. É certo que a paciente recebeu o melhor e mais seguro atendimento que o staff do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde poderia ter prestado, as indagações e pronunciamentos a respeito proferidos por seus familiares podem e devem ser entendidos com compaixão. Compaixão para aqueles que sem conhecimento técnico e irresignados com a dor dilacerante da perda não conseguem vislumbrar com clareza a realidade que lhes assaltam sem aviso.
Negligência é desatender, descuidar. Imperícia é ter conhecimentos técnicos e não aplicá-los como deveria. Em nenhum dos dois tipos penais incorreu a conduta dos profissionais do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde no caso ora vergastado. Desta arte, não se pode acusar de modo leviano uma Instituição Pública quando, em verdade, o prontuário de procedimentos médico-hospitalar, que com a concessa vênia, foi devidamente entregue aos familiares da Sra. ELISANDRA SILVA DOS SANTOS FREIRE, faz prova cabal do contrário atestando que tudo que estava ao alcance para buscar a solução ótima para o restabelecimento da saúde da de cujus foi tentado.
Ocorre que na persecução desse fim limitações físicas da Sra. ELISANDRA SILVA DOS SANTOS FREIRE não puderam ser contornadas sem que colocassem em risco de morte a paciente. Com efeito, o agravamento do seu estado de saúde foi rápido o que demandou observação contínua, naquele momento seria por demais temerário uma cirurgia, uma vez que se tratava de um quadro clínico, ou mesmo uma transferência, já que a observação acompanhada na Unidade de Terapia Intensiva do nosocômio de revelava a solução mais adequada. É de bom alvedrio ressaltar que as decisões foram tomadas levando em consideração o quadro da paciente, como também seu caso foi discutido e socializado pela equipe técnica do hospital.
Entretanto, a vida tem meandros e caminhos que a ciência por mais técnica, competente e compromissada que seja não consegue dar cabo às suas exigências. O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde sente com pesar a perda de mais uma vida, mas diuturnamente renova suas esperanças toda vez que abre suas portas para receber aqueles pacientes que buscam a cura de suas enfermidades.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde não mais se manifestará sobre esse episódio, salvo não ser nas instâncias oficiais caso solicitado.

Parnaíba (PI), 22 de setembro de 2009.

Igor Veloso Ribeiro
OAB (PI) 4672

Eduardo Henrico Ferrary Nogueira
Diretor

4 comentários:

  1. data venha, nunca vi uma nota tão rebuscada como essa. nota-se o quanto a direção deste hospital está longe do povo. falemos com mais sinceridade e menos formalidade, trata-se de uma vida que foi perdida.

    parnaibanoatento

    ResponderExcluir
  2. Dá para ver que a nota está escrita em "direitez" e não em "humanez". Dado que a nota foi escrita por advogado, não se podia esperar outra coisa. Para todo advogado, usando leis do direito brasileiro, falíveis, ninguem é culpado. São hábeis em encontrar brechas "legais". Triste realidade. Quem morreu, dançou.

    +1parnaibanoatento...

    ResponderExcluir
  3. A realida, caros senhores, é que uma pessoa perdeu sua vida. Temos conhecimento do descaso no atendimento desde hospital, principalmente na troca dos plantões. 0correm diferenças de até duas horas, entre o médico que saiu e o que entra no plantão.

    ResponderExcluir
  4. SOU FUNCIONÁRIO DESTA INSTITUIÇÃO, TENHO TODA A CERTEZA QUE SE A DIREÇÃO FIZE-SE O MESMO ESFORÇO QUE FEZ PARA CRIAR UMA NOTA COM UM PALAVRIADO RIDICULO DESSES, MELHORARIA MUITO O ATENDIMENTO DO HEDA!
    ACHO QUE ESQUECERAM QUE A NOTA DE ESCLARECIMENTO ERA PARA A POPULAÇÃO, COMO SEMPRE SE ESQUECEM QUE A POPULAÇÃO E PRIORIDADE E NAO O BOLSO DELES!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.