










A prorrogação da liberação da exigência por mais duas competências (novembro e dezembro) deverá ser oficializada nesta segunda-feira (30), data em que estava prevista a retomada dos bloqueios.
A prova de vida do INSS deve ser feita anualmente, na rede bancária, pelo beneficiário que recebe por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Neste ano, porém, devido à pandemia de Covid-19, a exigência está suspensa desde março.
O recadastramento não está proibido. O segurado que quiser ou, eventualmente, for ao banco, poderá fazer a comprovação de que está vivo, segundo o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
A Febraban destaca que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários interessados em renovar suas senhas.
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander confirmaram que aposentados e pensionistas do INSS podem realizar o procedimento nas agências.
Alguns bancos orientam, porém, que há horário especial para atendimento a aposentados, pensionistas e pessoas do grupo de risco para a Covid. Quem for a uma instituição bancária deve seguir os cuidados recomendados para evitar contágio do coronavírus. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.
Cada banco determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.
Quando a exigência for retomada, quem não comprovar que está vivo tem a renda bloqueada. Veja aqui as regras para a comprovação de vida neste ano.
Será preciso comparecer à agência onde recebe o benefício e apresentar um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros), com foto, para provar que está vivo e ter o pagamento restabelecido.
Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
Fonte: Folhapress
Na manhã deste sábado (28/11), Beto se reuniu com os vereadores recentemente eleitos pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Taylon Andrade e Assis Car conversaram com Beto e ambos afirmaram o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade, elencando a necessidade de uma sintonia entre poder executivo e legislativo.
O PROS sinalizou adesão a base governista e alinhamento com o grupo de vereadores que marcharão com Mão Santa no legislativo e executivo. Segundo Beto, o poder legislativo é um poder independente, porém inteligente. “A Câmara de Vereadores de Parnaíba sempre foi livre, porém temos vereadores conscientes e inteligentes que sabem que Parnaíba está caminhando para o desenvolvimento e é importante a pareceria entre o legislativo e o executivo” disse.
Acompanhado da Primeira-dama municipal, Sra. Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, e, do vice-prefeito eleito, o vereador Beto Teles, o Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, percorreu ruas e avenidas contempladas com nova e moderna iluminação em LED.
A Black Friday do Armazém Paraíba foi prorrogado em todos os setores da loja até segunda-feira, 30 de novembro. Faça economia de verdade e aproveite a facilidade de pagamento em até 10x sem juros no Cartão Paraíba ou nos demais cartões.
Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

O Ministério da Agricultura analisou, até o momento, 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa dos brasileiros. As análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal, indicam que parte das amostras apresenta mais de uma praga em seu conteúdo. Conforme comunicado do ministério, no total, 47% das amostras já analisadas apresentaram risco fitossanitário ao País.
No Piauí, as sementes começaram a aparecer em setembro. A técnica de enfermagem Márcia Pessoa recebeu sete pacotinhos com diferentes tipos de sementes, de origem chinesa. Os pacotinhos chegaram até a casa de Márcia por meio de um produto comprado via internet. Eles estavam na mesma embalagem. As cidades de Amarante e Pedro II também registraram casos das "sementes misteriosas".
Após avaliação de risco fitossanitário, realizada pela área técnica do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do ministério, foi identificado que uma amostra continha a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no País e de causar danos fitossanitários. Essa espécie apresenta resistência a herbicidas, o que torna seu controle difícil. A introdução dessa planta daninha no País pode ter impacto econômico negativo.
Em quatro amostras foram identificadas uma espécie quarentenária ausente - Descurainia sophia - considerada como planta daninha nos Estados Unidos e Canadá, além de planta invasora no México, Japão, Coreia, Chile e Austrália. Já a Myosoton aquaticum é considerada daninha nos campos de trigo da China.
Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário, como sementes de Cuscuta; de Brassica; de Chenopodium; de Amaranthus; e dos fungos Cladosporium; Alternaria; Fusarium; e Bipolaris.
O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, disse no comunicado que "após análises laboratoriais, pode-se avaliar que a introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, coloca em risco a agricultura brasileira".
O Ministério da Agricultura mantém o alerta aos cidadãos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas recebidas pelos correios de pacotes de sementes não solicitadas.
Caso o cidadão venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, o governo orienta a entrega do material para uma das unidades do ministério em seu Estado ou órgão estadual de defesa O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente.
A orientação também vale para o cidadão que recebeu e plantou as sementes. Neste caso, entre em contato com o Ministério da Agricultura ou o órgão estadual de defesa para agendar o recolhimento do material.
Fonte: Estadão Conteúdo
Metrópoles como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), por exemplo, só descobrirão na noite do domingo seus prefeitos e vices pelos próximos quatro anos.
A votação ocorre das 7h às 17h, com horário preferencial para idosos das 7h às 10h. O uso de máscara é obrigatório, e o TSE recomenda que cada pessoa leve sua caneta para assinar o caderno de votação e, se possível, não vá acompanhada.
Anápolis (GO): Roberto Naves (PP) e Antonio Gomide (PT).
Aracaju (SE): Edvaldo Nogueira (PDT – atual prefeito) e Danielle Garcia (Cidadania).
Bauru (SP): Suéllen Rosim (Patriota) e Dr Raul (DEM)
Belém (PA): Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Eguchi (Patriota).
Blumenau (SC): Mário Hildebrandt (PODE) e João Paulo Kleinübing (DEM).
Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade).
Campinas (SP): Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL).
Campos dos Goytacazes (RJ): Wladimir Garotinho (PSD – sub judice) e Caio Vianna (PDT)
Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD) e Luiz Carlos Busato (PTB).
Cariacica (ES): Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT).
Caucaia (CE): Naumi Amorim (PSD) e Vitor Valim (Pros).
Caxias do Sul (RS): Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB).
Contagem (MG): Marília (PT) e Felipe Saliba (DEM).
Cuiabá (MT): Emanuel Pinheiro (MDB – atual prefeito) e Abílio Júnior (Podemos).
Diadema (SP): Filippi (PT) e Taka Yamauchi (PSD).
Feira de Santana (BA): Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB).
Fortaleza (CE): Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros).
Franca (SP): Flávia Lancha (PSD) e Alexandre Ferreira (MDB).
Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD).
Governador Valadares (MG): André Merlo (PSDB) e Dr. Luciano (PSC).
Guarulhos (SP): Guti (PSD) e Elói Pietá (PT).
João Pessoa (PB): Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB).
Joinville (SC): Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (NOVO).
Juiz de Fora (MG): Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB).
Limeira (SP): Mario Botion (PSD) e Murilo Félix (Podemos).
Maceió (AL): Alfredo Gaspar (MDB) e JHC (PSB).
Manaus (AM): Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).
Mauá (SP): Átila Jacomussi (PSB) e Marcelo Oliveira (PT).
Mogi das Cruzes (SP): Marcus Melo (PSDB) e Caio Cunha (PODE).
Paulista (PE): Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB).
Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT).
Petrópolis (RJ): Rubens Bomtempo (PSB) e Bernardo Rossi (PL).
Piracicaba (SP): Barjas Negri (PSDB) e Luciano Almeida (DEM).
Ponta Grossa (PR): Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD).
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Manuela d’Ávila (PCdoB).
Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB – atual prefeito) e Cristiane Lopes (PP).
Praia Grande (SP): Raquel Chini (PSDB) e Danilo Morgado (PSL).
Recife (PE): João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).
Ribeirão Preto (SP): Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB).
Rio Branco (AC): Socorro Neri (PSB – atual prefeita) e Tião Bocalom (PP).
Rio de Janeiro (RJ): Marcelo Crivella (Republicanos – atual prefeito) e Eduardo Paes (DEM).
Santa Maria (RS): Sergio Cecchim (PP) e Pozzobom (PSDB).
Santarém (PA): Nélio Aguiar (DEM – atual prefeito) e Maria do Carmo (PT).
São Gonçalo (RJ): Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (Avante).
São João de Meriti (RJ): Dr João (DEM) e Leo Vieira (PSC).
São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos).
São Paulo (SP): Bruno Covas (PSDB – atual prefeito) e Guilherme Boulos (PSOL).
São Vicente (SP): Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (PODE).
Serra (ES): Sergio Vidigal (PDT) e Fabio Duarte (Rede).
Sorocaba (SP): Rodrigo Manga (Republicanos) e Jaqueline Coutinho (PSL).
Taboão da Serra (SP): Engenheiro Daniel (PSDB) e Aprigio (PODE).
Taubaté (SP): Saud (MDB) e Loreny (Cidadania).
Teresina (PI): Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB).
Uberaba (MG): Elisa Araújo (Solidariedade) e Tony Carlos (PTB).
Vila Velha (ES): Arnadinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB).
Vitória (ES): Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT).
Vitória da Conquista (BA): Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB).
Fonte: R7
Agora você pode adquirir suas lentes, sejam elas Visão Simples ou Progressivas, com o melhor antirreflexo do mercado, o AR Blue, sem precisar gastar demais para isso, podendo parcelar o valor da sua compra em até 5x em qualquer cartão, adquirindo lentes originais com certificação de garantia de 01 ano Aiilens. O AR Blue te protege 100% das luzes artificiais, também trazendo conforto para luz natural.
Porque eu preciso do Antirreflexo Blue?
•
Conforto visual: os olhos são menos exigidos
com a extinção dos reflexos das lentes. Desta forma, as vistas são mais
preservadas, evitando assim o cansaço ocular e propiciando maior conforto
visual;
•
Melhor visualização: em períodos noturnos e ao
desenvolver atividades como dirigir, a melhora na visão é sentida de maneira
efetiva e nítida com a tecnologia AR;
•
Estética: com o antirreflexo aplicado às
lentes, os olhos ficarão visíveis, o que torna o uso dos óculos esteticamente
mais agradável;
Maior durabilidade: resistência aos riscos e outros desgastes do uso contínuo dos óculos estão entre os benefícios de se aplicar camadas antirreflexo.
Gostou? Então procure a gente hoje mesmo!
Acesse nossas redes sociais @sigmaoticasoficial no
Instagram e Sigma óticas oficial no Facebook, ou ainda no WhatsApp, através do
(86) 98862-7521.
Nos faça uma visita em Parnaíba – PI, na Rua
Riachuelo, 569. Centro.
Esperamos por você!
Por Walter Frota Fontenele
Capitaneados pelo Prefeito reeleito Mão Santa (DEM), Vereadores que compõe a base governista mostram unidade e participaram de uma maratona de inaugurações nesta sexta-feira (27/11). Após ações da Secretaria de Infraestrutura, importantes avenidas de Parnaíba receberam iluminação de Led, o que também aconteceu em todo o residencial Jardim de Alá no Bairro Frei Higino.
Os vereadores eleitos e os que já fazem parte da base governista estiveram prestigiando o momento e reafirmando o compromisso com a cidade. André Neves, Carlson Pessoa e Francisco da Paz e os recentemente eleitos David Soares, Assis Car, Batista Filho e Ed Carlos estiveram presentes e reafirmaram compromisso com a cidade de Parnaíba.
O vice-prefeito eleito Beto Teles também esteve presente acompanhando a solenidade, bem como secretários, assessores e a população. O evento iniciou na Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde Mão Santa discursou e falou que continuará trabalhando com respeito compromisso com o povo da Parnaíba e percorreu ruas e avenidas que foram contempladas com iluminação de Led, terminado no residencial Jardim de Alá.
Normalmente, desenvolvem a doença os cães em idade adulta, acima de 8 anos de idade, não castrados, indiferente de raça e tamanho.
Mantenha seu pet sempre limpinho!
Três irmãos de Kleber Montezuma (PSDB), candidato a prefeito de Teresina, gravaram vídeo com depoimentos para a campanha.
Kenard Fagundes, Paulo Fagundes e Egito Fagundes falaram que Kleber é dócil e um exemplo de honestidade.
"Quando aceitei o desafio de ser prefeito de Teresina, uma coisa que nunca quis foi expor minha família. Eu achava que não era preciso, que não deveria ser o foco. Mas ao longo dessa caminhada percebi o quanto é importante o afeto e a segurança que vêm dela para continuar, para seguir lutando pelo que acredito", postou Kleber.
"Agradeço muito todo o carinho, apoio e força que tenho recebido dos meus irmãos, companheiros de sangue ao longo de todos esses anos. Todos eles, sem exceção, tem de mim o que considero a coisa mais importante do mundo: amor incondicional', concluiu.
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 520 casos confirmados e nove óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta sexta-feira (27/11).
Dos 520 casos confirmados da doença, 266 são mulheres e 254 homens, com idades que variam de seis meses a 89 anos.
Quatro homens e cinco mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram naturais de Floriano (80 anos), Francisco Ayres (82 anos), Picos (52 e 76 anos) e São Raimundo Nonato (59 anos). Já os homens eram de Picos (82 anos), Piracuruca (54 anos) e Teresina (82 e 86 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.
Os casos confirmados no estado somam 125.675 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.617 e foram registrados em 197 municípios. Até agora, morreram 1.523 homens e 1.094 mulheres.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 438 ocupados, sendo 269 leitos clínicos e 164 UTIs e cinco em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 6.484 até o dia 27 de novembro.
A Sesapi estima que 122.620 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Tem como valores a qualidade, a tecnologia, a intensidade, a sofisticação e muita personalidade. Com estes pilares reconhecidos por seu público, cresceu e hoje a marca está presente em todo o Brasil e se expandindo na América Latina com a missão de transformar vidas através de sensações e resultados proporcionados por seus 400 produtos disponíveis em mais de 300 franquias e com milhares de consultoras.
É uma das principais empresas do mercado produzindo cosméticos de alto padrão desenvolvidos junto com as principais casas de fragrâncias internacionais, em breve chegando em Parnaíba.