12 de abr. de 2025

SÍTIO NA ILHA GRANDE - temporadas e eventos

Aluguel para temporadas e eventos, que fica localizado na cidade de Ilha Grande do Piauí, na Grande Parnaíba, muito bem localizado as margens do rio Parnaíba, pertinho do porto dos Tatus, porta de entrada do Delta do Parnaíba. 





SESI Saúde retoma atendimento odontológico em Parnaíba



O SESI Saúde, departamento  ligado ao Serviço Social da Indústria de Parnaíba (SESI Parnaíba), informa que retornaram os atendimentos odontológicos para os trabalhadores da indústria. 

A agenda de atendimentos já está aberta, sendo que basta os interessados reservarem a consulta por meio do Whatsapp: 3322-3041. Os atendimentos ocorrem na sede do Centro Esportivo Dirceu Arcoverde (Verdinho), situado na Rua Flankin Veras, 383, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Sine oferta mais de 90 vagas de emprego em Parnaíba; Saiba como concorrer

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculado à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), divulgou, nesta quinta-feira (10), novas oportunidades de emprego em diversas cidades do Piauí, incluindo Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri. As vagas abrangem várias áreas e oferecem oportunidades tanto para pessoas com deficiência quanto para trabalhadores com e sem experiência.

Em Teresina estão sendo ofertadas 214 vagas, destacando-se vagas para auxiliar de linha de produção, com 60 vagas, além de 66 para eletricista de manuntenção eletroeletrônica e agente de saneamento, com três vagas. Para vendedor pracista, é exigido experiência de seis meses e ensino médio completo. Já para supervisor de operações logísticas com cinco vagas, é exigido ensino superior completo e exige experiência de seis meses com CTPS.

Oportunidades para pessoas com deficiência também estão disponíveis na capital, com um total de 47 vagas. O destaque vai para as três vagas de assistente administrativo e três vagas para auxiliar de limpeza, que exige experiência de seis meses e ensino médio completo.

Em Parnaíba são disponibilizadas 92 vagas, sendo dez vagas para auxiliar de armazenamento, não exige experiência e ensino médio completo e dez vagas para repositor de mercadorias, também não exige experiência e ensino Médio completo.

Em Picos são oferecidas um total de 91 vagas, destaca-se duas oportunidades para auxiliar de cozinha, 66 para eletricista de manutenção eletroeletrônica e duas para gerente de serviços gerais. Para concorrer as vagas de auxiliar de cozinha e vendedor de comércio atacadista, é necessário ter seis meses de experiência e exige ensino Médio completo.

Já em Floriano há 36 vagas disponíveis, incluindo 20 para capinador (na cultura), cinco para operador de caixa, duas para auxiliar de magarefe, ambas não precisam de experiência, mas é necessário ter ensino Médio completo.

Para Piripiri, existem 73 vagas ofertadas, o destaque são 66 vagas para eletricista de manutenção eletroeletrônica, uma vaga para impressor serigráfico e seis para supervisor comercial, que exige ensino superior completo e seis meses de experiência.

Os interessados devem se cadastrar no Sine e apresentar documentos como Carteira de Trabalho (física ou digital), RG, CPF, PIS ou Pasep, comprovantes de escolaridade e residência, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e certificados de qualificação, se houver. Após o cadastro, o candidato recebe uma carta de encaminhamento para a vaga.

Confira as vagas AQUI

Eleição para governador só anima políticos e comentaristas na mídia


Nem aí

Tema recorrente do jornalismo político no Piauí, a eleição para governador não anima o público. A pesquisa do Instituto Data AZ realizada entre os dias 6 e 8 de abril mostra que 45,38% dos entrevistados não tem um nome para apontar espontaneamente para o cargo de governador.

Favorito, mas...

Rafael Fonteles (PT), atual governador do Estado, é o mais lembrado pelos eleitores com 35,13% das intenções de voto.

Recém saído da campanha em que venceu a eleição de prefeito, Sílvio Mende (União Brasil) vem a seguir, com 9,63%.

Wellington

O senador e ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), é o terceiro mais lembrado, com 1,38%, seguido por Jeová Alencar (Republicanos), vice-prefeito de Teresina; Joel Rodrigues (PP), com 0,75% e Fabio Novo (PT), com 0,63%.

De boa

O governador pode ter razões para se alegrar, porque 61,26% dos entrevistados consideram sua gestão entre boa (43,38%) e ótima (17,88%), ante 26,38% que avaliam como regular e 8,63% que avaliam como ruim (4,13%) e péssima (4,5%).

Flávio Nogueira aciona diretório nacional do PT por indicação ao Senado


O deputado federal Flávio Nogueira acionou a direção nacional do PT para comunicar seu desejo de disputar o Senado Federal. Durante entrevista ao GP1, nessa sexta-feira (11), o parlamentar revelou que o diretório sinalizou positivamente e que trabalhará para que o nome do parlamentar seja o indicado para disputar o cargo de senador, nas eleições 2026.

Durante sua fala, o parlamentar também garantiu que o governador Rafael Fonteles está a par do seu interesse em disputar a vaga no Senado Federal. Nesse sentido, lembrou que o chefe do Executivo piauiense tem pedido a todos os aliados que tratem mais incisivamente do pleito apenas no ano de 2026.

“Não é que o presidente Lula gostaria que eu fosse, é o partido, principalmente através da bancada federal, que indicou o meu nome, podemos assim dizer, para estar disputando essa vaga de senador pelo estado do Piauí. E lá em Brasília, a direção nacional [do PT] já sabe disso, tomou conhecimento e vai trabalhar por isso, como também o governador Rafael Fonteles também sabe disso. Ele só pediu que todos os outros candidatos, inclusive o PT, possa estar de fato discutindo isso mesmo em 2026”, revelou Flávio Nogueira à nossa reportagem.

Ao longo da entrevista, o deputado avaliou que é salutar que cada partido comece a disputar seu espaço. Nesse sentido, segundo o parlamentar, é desejo do presidente Lula que o PT tenha um senador em cada estado da República.(GP1)

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. FRANCISCO DAS CHAGAS ASSUNÇÃO DA CRUZ, 78 anos de idade, falecido às 09h do dia (11.04.2025) em sua residência na Rua Frei João Pedro, n°468, Bairro São Vicente de Paula, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 09h de hoje (12.04.2025) no cemitério da comunidade.

2. FRANCISCA DAS CHAGAS OLIVEIRA QUEIROZ, 27 anos de idade, falecida às 17h 40min do dia (18.04.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Rua Antônio Tomaz da Costa, nº225, Bairro João XXIII. O sepultamento será realizado às 16h de hoje (12.04.2025) no cemitério do Povoado Brandão, município de Luís Correia-PI.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 12 de Abril de 2025.

DEU NO AZ: Turismo Regado a Lixo em Luís Correia


TURISMO REGADO A LIXO

Lendo essa reportagem de Jose Ribas e Lytson  Brendow sobre a cidade arrasada de Luís Correia fica as perguntas: como se faz turismo e por que o turista aceita? 

DonaMana Água Mineral

Envie uma mensagem para Água Donamana no WhatsApp clicando aqui


Veja as datas e horários dos jogos de Altos e Parnahyba na Série D


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (11) a tabela detalhada das sete primeiras rodadas do Brasileirão Série D. Com isso, os representantes piauienses, Altos e Parnahyba, conheceram a ordem de seus adversários iniciais, assim como as datas e horários dos confrontos.

Os dois clubes estão no grupo 2, junto com Maracanã, Iguatu, Sampaio Corrêa, Maranhão, Tocantinópolis e Imperatriz. Ao todo, 64 clubes de todos os estados do Brasil disputarão a competição.

A estreia do Altos será no dia 19 de abril, contra o Maranhão, às 16h, no estádio Castelão de São Luís. Já no Parnahyba dará o pontapé inicial no dia 20 de abril, contra o Imperatriz, também às 16h, no estádio Pedro Alelaf

As duas equipes se enfrentarão logo na terceira rodada, no dia 04 de maio. Neste dia, o Parnahyba receberá o Altos no Pedro Alelaf, às 16h.

Segundo o regulamento da competição, após 14 partidas disputadas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase da Série D. A segunda fase é disputada no formato mata-mata, com partidas de ida e volta. Se houver igualdade na soma dos dois resultados, o vencedor do confronto é conhecido após a disputa de pênaltis.

Confira as datas e horários de Altos e Parnahyba nas sete primeiras rodadas

Primeira rodada

Maranhão x Altos – 19 de abril, às 16h, no Castelão

Parnahyba x Imperatriz – 20 de abril, às 16h, no Pedro Alelaf

Segunda rodada

Altos x Tocantinópolis – 26 de abril, às 16h, no Albertão

Sampaio Corrêa x Parnahyba – 26 de abril, às 16h, no Castelão

Terceira rodada

Parnahyba x Altos – 04 de maio, às 16h, no Pedro Alelaf

Quarta rodada

Altos x Maracanã – 10 de maio, às 16h, no Albertão

Iguatu x Parnahyba – 10 de maio, às 17h, no Antônio Moreno

Quinta rodada

Iguatu x Altos – 17 de maio, às 17h, no Antônio Moreno

Parnahyba x Maracanã – 18 de maio, às 16h, no Pedro Alelaf

Sexta rodada

Maranhão x Parnahyba – 24 de maio, às 16h, no Castelão

Altos x Imperatriz – 24 de maio, às 16h, no Albertão

Sétima rodada

Sampaio Corrêa x Altos – 31 de maio, às 16h, no Castelão

Parnahyba x Tocantinópolis – 01 de junho, às 16h, no Pedro Alelaf

Agropecuária Industria e Comercio Santos Ltda. - ARROZ LONGÁ

Rua Dr. João Goulart, 810 no Bairro São José em Parnaíba(PI). Cep 64218- 030 - Fone: 86 33212377.

Moradores de Buriti dos Lopes ficarão sem água neste sábado


Agespisa vai suspender, na manhã deste sábado (12), o abastecimento de água na cidade de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, para que sejam feitos testes nos reservatórios.

O procedimento será realizado pela empresa responsável pela Estação de Tratamento de Água de Barra do Longá. 

O fornecimento será suspenso a partir das 6h. Ainda conforme a empresa, o serviço será normalizado a partir das 11h.

Após a finalização dos testes, o abastecimento de água será retomado gradualmente.

11 de abr. de 2025

Mão Santa pode ser o candidato a governador da direita no Piauí

Um encontro deve acontecer entre Valdemar da Costa Neto, Jair Bolsonaro e a cúpula do PL logo após o feriado da Semana Santa, em Brasília, para alinhar os entendimentos da direita com o ex-prefeito Mão Santa. Ele já adiantou que não toparia disputar uma vaga no parlamento, mas, se lhe forem dadas condições para disputar o governo do estado como opção da direita, estará à disposição.

A deputada Gracinha , sua filha, continuaria na disputa pela reeleição e integraria uma chapa com potencial de eleger até três deputados estaduais para a Alepi. O presidente do PL no Piauí, Tiago Junqueira, já trabalha na formação da chapa para federal, com o objetivo de levar a Brasília um nome liberal, com prestígio junto a Bolsonaro e à direção nacional do partido comandada por Costa Neto. (Por: Silas Freire) 

Condenado pela Justiça é nomeado para cargo estratégico na Segurança Pública de Parnaíba

Nomeação do prefeito Francisco Emanuel levanta questionamentos sobre critérios na escolha de servidores comissionados

No último dia 9 de abril, o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, nomeou o suboficial da Marinha Carlos Henrique Rodrigues Costa para o cargo de Superintendente de Articulação das Forças de Segurança do Município, um posto estratégico, responsável por coordenar ações e aproximar os agentes de segurança da cidade.

Nomeação datada de último dia 09 de abril

O que chama atenção, no entanto, é o histórico recente do novo superintendente: Carlos Henrique, que nas redes sociais se apresenta como suboficial da Marinha, segurança de autoridades e segurança vip de personalidades, foi condenado pela Justiça, em janeiro deste ano, a uma pena de 3 anos, 2 meses e 27 dias de reclusão pelo crime de lesão corporal, previsto no artigo 129, §2º, IV, do Código Penal Brasileiro.

A sentença foi proferida pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba.

O crime

O episódio que levou à condenação ocorreu em 12 de julho de 2020, em circunstâncias que envolveram uma acalorada discussão de vizinhança. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Carlos Henrique atirou contra Domingos Sávio Alves da Silva, atingindo-lhe o pé esquerdo e causando deformidade permanente.

O desentendimento teve início no Residencial Caminho da Alvorada, quando Domingos Sávio questionou ocupantes de um veículo que circulava lentamente pela rua — em meio a um cenário de frequentes furtos no local. Entre os ocupantes do carro estavam familiares de Carlos Henrique.

A confusão se intensificou e teve desdobramentos no bairro São José, onde, segundo a sentença, Carlos Henrique efetuou o disparo que causou lesão irreversível na vítima, resultando em limitação de movimentos no pé esquerdo e afastamento de mais de 30 dias das atividades habituais.

Pena substituída e recurso

Apesar da gravidade dos fatos, a magistrada substituiu a pena de prisão por restritiva de direitos, determinando a prestação de serviços à comunidade e o pagamento de dois salários mínimos à vítima.

Carlos Henrique, no entanto, recorreu da decisão, alegando ter agido em legítima defesa, buscando afastar sua responsabilidade penal. O recurso segue aguardando julgamento.

(Fonte: Lupa1)

DR. FELIPE MACHADO: Clinica Praiana Med


Dr Felipe Machado 

Ortopedista 

Crm pi 3658 , RQE 986

Atende praiana med , 📞86995966970 , Parnaíba Pi

Atende Praiana LC , Luis Correia , 📞86995498888 ,

Joel expõe indignação com boatos de influência no rompimento em Parnaíba

 De acordo com Joel Rodrigues, sua atuação sempre foi no sentido oposto: promover a união entre as lideranças locais.

Joel Rodrigues é o presidente estadual do partido Progressistas (Foto: Reprodução/Instagram)

O presidente estadual do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues, se manifestou nesta segunda-feira (8) sobre as especulações que o apontam como articulador do rompimento político entre o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (Republicanos), e o grupo liderado pela deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas). Visivelmente incomodado, Joel rechaçou qualquer participação na crise.

TENTATIVA DE UNIDADE

De acordo com Joel, sua atuação sempre foi no sentido oposto: promover a união entre as lideranças locais. Ele afirmou que a manutenção da aliança seria benéfica tanto para o partido quanto para o projeto político construído em Parnaíba nas últimas eleições.

Não tem o menor cabimento. Eu, na verdade, atuei e atuo para uma unidade, o que seria bom para o partido. Nós do Progressistas não ficamos felizes com essa situação em Parnaíba, nós comemoramos muito a vitória do grupo político no município.

FRUSTRAÇÃO COM O IMPASSE

Joel relatou ainda que chegou a visitar Parnaíba ao lado de outras lideranças da sigla em busca de uma solução pacífica para o impasse, mas mesmo com o envolvimento direto do senador Ciro Nogueira, presidente nacional da legenda, a reconciliação não foi possível até o momento.

Por: Francy Teixeira | meionews.

HEDA conquista certificação ONA 1 e se torna o primeiro hospital público acreditado do Piauí


Sob gestão do ISAC, hospital de Parnaíba atinge padrão nacional de excelência e se destaca como a única unidade pública do estado com o selo da Organização Nacional de Acreditação

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado em Parnaíba, conquistou a certificação Nível 1 - Acreditado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e passa a ser reconhecido como a única unidade de saúde pública do Piauí com o selo de qualidade mais respeitado do Brasil.

“Essa conquista é o reflexo do empenho de cada profissional que faz parte do HEDA”, destaca Wal França, diretora-geral do HEDA. “Receber a certificação ONA é um marco, mas mais do que isso, é um compromisso renovado com a qualidade, a segurança e a humanização no atendimento à nossa população. Parnaíba e o Piauí merecem um hospital público de excelência – e é isso que estamos construindo todos os dias”, acrescenta.

Com a conquista, o HEDA insere o estado no mapa dos hospitais públicos acreditados da região Nordeste – um grupo que, até então, contava com apenas 13 instituições certificadas entre os nove estados da região.

“A certificação ONA valida um trabalho rigoroso voltado à segurança do paciente e à excelência na assistência”, enfatiza o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “Ela é dividida em três níveis, o que permite acompanhar de forma estruturada a evolução e a melhoria contínua da gestão e dos processos de trabalho nas unidades de saúde”, explica.

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.

“Investimos fortemente na capacitação das equipes, na atualização de protocolos e na consolidação de uma cultura centrada no cuidado. O paciente está no centro de todas as nossas decisões. Essa acreditação mostra que é possível, sim, oferecer saúde pública com qualidade, eficiência e alto desempenho técnico”, acrescenta o diretor técnico.

Parnaíba entra no mapa da referência de qualidade hospitalar no Nordeste

Com a certificação do HEDA, o estado passa a integrar um grupo seleto, evidenciando o quanto essa conquista é rara, valiosa e representa um salto histórico para a saúde pública piauiense. No Brasil, são 68 hospitais públicos acreditados pela ONA, sendo 14 em todo o Nordeste e, agora, um deles está em Parnaíba, Piauí.

“A certificação da ONA 1 consolida a posição de destaque do HEDA no estado e demonstra que a saúde pública de qualidade é, sim, possível, seja na padronização dos serviços prestados quanto na excelência no atendimento”, afirma Dirceu Campelo, superintendente de alta e média complexidade da Sesapi.

Confira o panorama atual da região:

        •        Bahia: 7 hospitais públicos acreditados

        •        Ceará: 3

        •        Alagoas: 1

        •        Maranhão: 1

        •        Pernambuco: 1

        •        Piauí: 1 (HEDA)

        •        Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe: 0

O feito coloca o HEDA em um grupo de elite e transforma Parnaíba em referência de qualidade hospitalar para todo o estado.

O que é a certificação ONA?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável por certificar instituições de saúde que adotam os mais altos padrões de qualidade e segurança do país.

Para receber o selo, o hospital precisa comprovar gestão eficiente, práticas clínicas seguras, foco no paciente e melhoria contínua em todos os processos.

O HEDA passou por auditorias rigorosas realizadas por avaliadores independentes, que analisaram desde fluxos internos e estrutura organizacional até a cultura de segurança implantada pela gestão.

Gestão que transforma: a atuação do ISAC

A conquista foi possível graças ao trabalho do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), Organização Social que assumiu a gestão do hospital em 2023. O ISAC é reconhecido nacionalmente por sua expertise em transformar unidades públicas por meio de gestão qualificada, capacitação permanente e foco em resultados.

“Acreditar não é apenas receber um selo. É transformar a rotina, valorizar profissionais, proteger pacientes e garantir que cada processo funcione com excelência. E é isso que fizemos no HEDA”, destaca Antônio Carlos Drummond, presidente do ISAC.

Com o HEDA, o ISAC chega a quatro hospitais públicos com certificação ONA no Brasil, consolidando sua posição como referência em administração hospitalar pública.

Além das acreditações ONA, o Instituto é a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional, com oito certificações, inclusive em hospitais públicos, sob sua gestão.

Segurança e qualidade no atendimento público

Com 278 leitos, o HEDA atende diariamente casos de média e alta complexidade, incluindo urgência, emergência, cirurgias, exames e internações – tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A certificação garante à população um ambiente mais seguro, com protocolos atualizados, processos padronizados e cuidado humanizado. Mais do que uma conquista institucional, o selo da ONA impacta diretamente a vida dos usuários e fortalece a confiança da população no serviço público de saúde.