31 de out. de 2018

Capivara de quase 40kg por pouco não morre atropelada em Parnaíba

Um acidente fora do cotidiano foi registrado na noite desta quarta-feira (31/10), na Avenida Batista Silva, no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba. Um sargento da Policia Militar seguia para sua residência quando se deparou com uma cena nada comum, ao passar em frente a Lagoa do Bebedouro quando se deparou com um vulto passando em frente do carro e ouviu a pancada, “eu vinha com 40, 50km no máximo quando vi uma coisa passando na frente do carro, para evitar o atropelamento eu brequei o carro, desci e me assustei com o que vi, por que pensava que seria um cachorro, quando olhei e era uma capivara, na mesma hora peguei o animal coloquei na calçada e acionei o Corpo de Bombeiros para os procedimentos de resgate e levar para o IBAMA” relatou o sargento da polícia.


O animal que pesava quase 40kg, ficou parado por mais ou menos dez minutos, tempo suficiente para ele se recuperar do susto, pousar para as fotos e em seguida entrou no capinal.
O animal saiu da Lagoa e atravessou a via para chegar do outro lado quando aconteceu o atropelamento.

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis 
                  A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento do Sr. CASSIANO JOSÉ DA SILVA SANTOS, 82 anos de idade, falecido por volta das 09hs e 40min de hoje (31.10.18) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba – PI. O corpo está sendo transladado para Cajueiro da Praia – PI, onde será velado e sepultado no Cemitério da Comunidade.

                   A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.                                                                                             Floricultura Violeta                        
Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 31 de Outubro de 2018.


Arlindo Leão é o novo Secretário Municipal de Governo

Dando continuidade a reforma administrativa, o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa, deu posse ao novo Secretário Municipal de Governo.
Em cerimônia realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI no final da tarde desta quarta-feira, 31/10, Arlindo Ferreira Gomes Neto, popularmente conhecido por Arlindo Leão, foi empossado para o cargo de Secretário Municipal de Governo da Prefeitura de Parnaíba. A pasta era ocupada anteriormente por Carlos Eduardo Pinheiro Araripe.

A cerimônia de posse foi bastante concorrida e além do prefeito contou com a presença de diversos vereadores e secretários.
O jornalista Arlindo Leão, que é filho do saudoso Bernardo Batista Leão, o “Badi Leão”, um dos personagens mais importantes do jornalismo parnaibano. Arlindo tem uma larga folha de serviços prestados a nossa cidade, já tendo sido secretário municipal em várias oportunidades.

Foi o fundador da Secretaria Municipal do Trabalho e seu primeiro secretário. Já foi secretário de Cultura duas vezes, secretário de Turismo e secretário de Esporte e Laser. Em 2010, sob a organização de Mauro Junio, Arlindo Leão lançou a primeira e única Revista do Trabalhador Parnaibano da história de nossa cidade. Criou o primeiro Conselho Municipal do Trabalho (Comut) de Parnaíba. 

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba | Fotos: Gleitowney Miranda

Após carta de Ciro a W.Dias, Cinthia Lages quer saber se senador vai abrir mão de cargos

Na carta que entregou ontem ao governador Wellington Dias, o senador Ciro Nogueira pede que o Executivo dê o exemplo no Piauí com medidas de redução de gastos e eliminação de privilégios.
E hoje, a jornalista Cinthia Lages, da Rede Meio Norte, questionou no Facebook se o senador está disposto a dar o primeiro passo, abrindo mão dos cargos de sua indicação na administração estadual.


"Creio que devem estar inclusos na proposta holofotizada, o Detran e a Secretaria de Transportes", diz a jornalista na postagem.
Ela faz ainda críticas às unidades gestoras de indicação do senador. "Esta última não conseguiu concluir sequer os 3 km que faltavam para o Rodoanel e o Departamento de Trânsito, este dispensa comentários, né mores".


O senador Ciro Nogueira e os gestores do DETRAN e Setrans, Arão Lobão e Guilhermano Pires
O senador Ciro Nogueira e os gestores do DETRAN e Setrans, Arão Lobão e Guilhermano Pires  
A proposta de Ciro, apesar de cobrar de forma veemente a redução no número de unidades gestoras, não é clara sobre quais e quantas devem ser cortadas.
Já o governador Wellington, apesar de reconhecer a necessidade de mudanças, ainda não sinalizou se e como deve implementar as políticas de redução da máquina demandadas pelo partido aliado.
Fonte: 180graus 

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis 
                  A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento do Sr. MARTINHO MARQUES DE SOUSA, 71 anos de idade, falecido por volta das 14hs de hoje (31.10.18) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba - PI. O corpo está sendo Trasladado para a Cidade de Porto - PI, e será velado na Rua Mano Uchôa, Nº 656, Bairro Alto Bonito. O sepultamento será amanhã (01.11.18) às 17hs no cemitério da Região. 
                   A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.                                                                                                               
Floricultura Violeta
Informou a Pax União.


Parnaíba – PI, 31 de outubro de 2018.


"É GOPI" - Audiência para tratar da "liseira" comprometedora


O governador Wellington Dias e o secretário de Fazenda Rafael Fonteles estiveram ontem com o presidente Temer, em Brasília. 

Como deve ser o último encontro entre eles a conversa girou sobre as pendências, notadamente, financeiras, do estado do Piauí.

Hospital Marques Bastos realiza Caminhada Contra o Câncer de Mama

No último dia do mês, o Hospital e Maternidade Marques Basto encerrou as atividades do projeto "Outubro Rosa, com uma grande Caminhada Contra o Câncer de Mama. Participaram da ação diversos segmentos do setor de saúde da cidade, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e demais personalidades. A caminhada saiu do hospital, no Centro de Parnaíba, até a Praça da Graça.

Caminharam juntamente com a população em apoio à campanha de combate ao Câncer de Mama um dos diretores do hospital, doutor Mirocles Veras, o médico e coordenador do setor de Oncologia do hospital, dr. Nereu Bastos, o médico e ex-secretário municipal de Saúde, Valdir Aragão e o vereador Carlson Pessoa (PPS), representando o Legislativo.


O vereador Carlson aproveitou para fazer um alerta para os homens que também estão entre o grupo de risco oncológico devido ao alto índice de câncer de próstata nos últimos anos.


"Os homens precisam quebrar o tabu da vergonha e procurar um médico, pois estamos sujeitos a alterações na próstata. Amanhã começa o Novembro Azul e os homens também não podem baixar a guarda para esta terrível doença", aconselhou o parlamentar".
Mirocles Veras informa que por meio da Unacom, o Hospital, juntamente com a Clínica Dr. João Silva Filho e a Prefeitura de Parnaíba, é possível fazer todo o acompanhamento e tratamento da doença em Parnaíba.

"Estamos cumprindo com nossa missão de sempre atender os pacientes do SUS em tratamento oncológico aqui em Parnaíba e região", disse.

De acordo com o dr. Nereu, somente este ano estima-se a previsão de 59 mil casos de câncer de mama no Brasil.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença  que mais acomete as mulheres em nosso País, por isso, os devidos cuidados e a prevenção precoce da doença é estremamente importante para o sucesso do tratamento da enfermidade. Aqui no Marques Basto estamos à disposição da população que pode nos procurar", conclui o médico.

Por Luzia Paula, com fotos de Gleitowney Miranda.

Bolsonaro: Não sou o mais capacitado, mas Deus capacita os escolhidos

"Tenho certeza de que não sou o mais capacitado, mas Deus capacita os escolhidos". Foi com esta frase que o presidente eleito Jair  Bolsonaro começou seu discurso no culto em que compareceu esta noite na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, na Penha, zona norte do Rio. Foi nessa igreja, do pastor Silas Malafaia, que Bolsonaro e Michelle se casaram há 11 anos, em celebração feita pelo próprio Malafaia - que recebeu Bolsonaro na noite desta terça feira (30). 


Pessoas na igreja visitada por Bolsonaro manifestam apoio ao presidente eleito — Foto: Reprodução
Web - Reprodução
Logo após dizer que se considera o escolhido de Deus, Bolsonaro disse que o momento é especial por estar ao lado de Malafaia, que realizou o seu casamento. "Chorei muito naquele dia e também chorei muito depois das eleições. Quero agradecer a esse povo de Deus pela confiança depositada em meu nome”, afirmou.
O presidente eleito também disse que estava ali para agradecer a Deus por ter salvado a sua vida quando foi esfaqueado. Segundo ele, Deus agiu por meio dos profissionais de saúde de Juiz de Fora e de São Paulo. Em seguida, Bolsonaro lembrou que é uma pessoa comprometida com os valores da família cristã.
Resultado de imagem para bolsonaro silas malafaia
Web - Reprodução
“O Malafaia falou que pirou [sobre Bolsonaro ser presidente]; e eu também pensei que pirei naquele momento. Mas nós temos que buscar mudar as coisas. Não basta apenas reclamar. Eu tinha tudo para não chegar: um partido pequeno, sem fundo partidário, sem televisão, com 90% da grande mídia batendo na gente. Fui acusado do que eles são: de calúnia, difamações, mas eu escolhi um slogan para a campanha. Eu fui na Bíblia, que alguns dizem que é caixa de ferramenta para consertar o ser humano, fui lá em João: Conheceis a verdade e a verdade vos libertará”.
Bolsonaro chegou ao culto às 20h17, cercado de um forte aparato policial. O pastor contou que, no dia do casamento, Bolsonaro comunicou a ele, enquanto esperava a chegada da noiva: “Não é possível o povo brasileiro ser enganado. Não é possível o povo brasileiro viver de migalha. Não é possível. Eu vou ser candidato à Presidente da República”.
O pastor disse que, no seu íntimo, sem dizer a Bolsonaro, pensou: "Pirou". “Esse cara é louco, vai ser presidente do Brasil. É. Não acreditei. E se esse cara chegou aqui e nós temos a nossa certeza e a nossa fé. Claro que a vontade de Deus não é absoluta; é permissiva,  feita através do povo. Foi o povo que botou Bolsonaro como presidente”.
Malafaia disse que ia fazer uma oração rápida, pois, por medidas de segurança, Bolsonaro não poderia ficar muito tempo no templo. O pastor começou citando Israel -  que o presidente eleito, segundo ele, gosta muito e enaltece a força do povo israelense.
Malafaia disse: “Lá em Israel é pior do que o semiárido do Nordeste. Quero deixar uma palavra aqui para esse povo nordestino, que é abençoado. Tem nordestino em tudo que é lugar do Brasil, fazendo a história dessa nação. E por quê eles saíram do Nordeste? Porque esses corruptos, esses cínicos, deram esmola pra eles, pensando que podem manipular a vida toda”.
Malafaia disse ainda que “Bolsonaro sabe que é possível resgatar o Nordeste. Israel tem uma das maiores produções agrícolas do mundo de exportação e pode fazer o Nordeste ser um centro agrícola do mundo e ele não vai dar paliativo não; ele vai mudar a história do Nordeste. Nordestino vai esquecer do cara aí que dizia que era filho da Terra”, disse, referindo-se inidretamente ao ex-presidente Lula. O Nordeste votou, em sua maioria, em Fernando Haddad (PT) . 
Na oração, Malafaia fez uma longa bênção para o presidente eleito. "Declaro o espírito de sabedoria, de inteligência, sobre você para governar esse país".
“Bolsonaro, Deus vai te dar sabedoria, graça e saúde para fazer a diferença nessa nação. Você vai marcar a história desse país. Vamos ter um novo paradigma nessa nação. Deus vai mudar a sorte desse povo, a miséria, a violência, o desemprego, a corrupção, a desgraça. O Brasil é do Senhor Jesus. Deus abençoe o Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Concordamos que você faça a diferença”.
Bolsonaro ouviu as palavras em silêncio, com lágrimas nos olhos, e em seguida, se despediu do público, acompanhado de Malafaia. 

Fonte: EBC

Denúncia: Deixo mais uma vez a minha indignação por parte da coleta de lixo.


Hoje dia 30 de outubro de 2018 O caminhão passou em frente a minha residência situada no Conviver 4 quadra 10 casa 16 e não recolheu o lixo que estava dentro da lixeira apesar de todo grito que dei e que de nada valeu. Lembrando que essa não é a primeira vez que acontece, é a quinta vez. Peço a este blog que entre em contato com a empresa ou com o órgão responsável para as devidas providências.

Quero deixar meus agradecimentos ao tão prestativo blog. 

Atenciosamente 
Carlos.

Redação: Blog do Pessoa 


Site do Detran-PI fora do ar prejudica usuários

Um curto circuito deixa o sistema do Detran fora do ar no Piauí e usuários reclamam; O problema danificou o sistema de outras secretarias no estado e não tem previsão para voltar a funcionar.
Ciretran de Parnaíba (Foto: Jornal da Parnaíba)
Um curto circuito danificou o sistema de algumas secretarias, entre eles do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) que está fora do ar desde sábado (27). Muitos usuários procuraram a Ciretran, em Parnaíba, e reclamaram da falta de atendimento.

A direção do Detran-PI informou que os motoristas com IPVA para pagar até o dia 31 de outubro, devem acessar o site da Secretaria de Fazenda, imprimir o boleto e pagar.  Assim que o sistema for estabelecido, os documentos serão distribuídos normalmente.

O Detran informou que não tem previsão para o sistema voltar a funcionar.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Descoberta de vírus da zika em macaco sugere ciclo silvestre da doença

Um estudo feito por pesquisadores, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), mostrou que macacos haviam sido mortos a tiros ou pauladas pela população nos municípios de São José do Rio Preto (São Paulo) e de Belo Horizonte estavam infectados com o vírus da zika, o que fez com que adoecessem e ficassem mais vulneráveis ao ataque humano. Os ataques ocorreram porque as pessoas suspeitavam que eles estavam com febre amarela.

Segundo  pesquisadores,  o  vírus  da  zika  apareceu  originalmente  em  macacos  na  África  e,  esporadicamente,  saía  das  florestas  e  infectava  populações  humanas  -  Arquivo/Fábio  Massalli/Agência  Brasil



De acordo com a secretaria de Saúde mineira, 65 municípios já confirmaram mortes de macacos por febre amarela (Arquivo/Fábio Massalli)

“A descoberta indica que existe o potencial de um ciclo silvestre para a zika no Brasil, como acontece com a febre amarela. Se o ciclo silvestre for confirmado, isso muda completamente a epidemiologia da zika, porque passa a existir um reservatório natural a partir do qual o vírus pode reinfectar muito mais frequentemente a população humana”, disse o coordenador do estudo, Marcio Lacerda Nogueira, que é professor na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.
Segundo Nogueira, apesar de o vírus da zika já ter sido encontrado em macacos que vivem perto de humanos no Ceará, esta é a primeira vez que é identificado como epidemia. O professor disse ainda que, durante a epidemia de febre amarela, os pesquisadores perceberam que havia muitos macacos mortos, não pela febre amarela, mas pela ação das populações humanas, com medo de serem contagiadas. Esses macacos foram mortos a tiros, pauladas ou mordidos por cachorros.
“Quando saudáveis, esses primatas, principalmente saguis e micos, são muito difíceis de capturar. Raciocinamos, então, que, se estavam sendo mortos com facilidade, era porque poderiam estar doentes. Não com a febre amarela, uma doença que os mata. Mas com alguma outra doença, que, sem matar, os deixava mais fracos e vulneráveis”, explicou Nogueira.
Após análise de carcaças dos macacos, constatou-se que o vírus que os infectou é muito parecido com o que estava infectando os humanos. No mesmo lugar onde as carcaças foram coletadas, foram encontrados e coletados mosquitos infectados por zika.
“Para levar adiante o estudo, induzimos infecção experimental por zika em macacos vivos. E a inoculação dos vírus provocou presença de vírus no sangue. Os macacos tiveram alteração de comportamento, confirmando nossa hipótese inicial, de que a infecção os teria tornado mais suscetíveis a serem capturados e mortos”, acrescentou o pesquisador.

Ciclo da febre amarela

Os pesquisadores concluíram que a infecção natural e experimental de macacos com zika indica que esses animais podem ser hospedeiros vertebrados na transmissão e circulação do vírus em ambientes tropicais urbanos, mas é preciso que sejam feitos mais estudos para avaliar o papel deles macacos na manutenção do ciclo urbano do zika.
Segundo o professor no Centro de Doenças Tropicais da University of Texas Medical Branch (UTMB) Nikos Vasilaks, doenças que ocorrem ao mesmo tempo em vários animais de uma mesma área geográfica serão sempre fonte de epidemias entre humanos, mesmo após um possível controle e erradicação do ciclo de transmissão urbana por meio das vacinas e antivirais.
“É um fator fundamental que deve ser levado em conta pelos responsáveis por políticas públicas e pelo setor de saúde, bem como por desenvolvedores de vacinas”, afirmou Vasilaks.
 O vírus da zika apareceu originalmente em macacos na África. Esporadicamente, o vírus saía das florestas e infectava populações humanas. Quando se propagou da África para a Ásia, o vírus passou a circular só entre humanos. E, aparentemente, manteve essa característica quando se instalou nas Américas, o que sugeria um ciclo semelhante ao do vírus da dengue.
Segundo o professor, a a nova descoberta sugere uma epidemia mais parecida com a da febre amarela, o que, se for confirmado, pode tornar o combate à zika mais difícil. “Nossas observações terão implicações importantes na compreensão da ecologia e da transmissão de zika nas Américas. Embora este seja um dos primeiros passos no estabelecimento de um ciclo de transmissão entre primatas não humanos no Novo Mundo e mosquitos arbóreos, as implicações são enormes, pois é impossível erradicar esse ciclo de transmissão”, disse Vasilaks.
Fonte: EBC

Tec Max - Eletrônica e Serviços com qualidade e economia



RUA  CARAMURU 1030 LOJA 03 BAIRRO BOA ESPERANÇA.

ACEITAMOS OS CARTÕES VISA, MASTECARD E CREDISHOP.

Homem é preso após completar o tanque do veículo e fugir sem pagar

Acusado na Central de Flagrantes prestando depoimento
Na noite desta terça-feira (30), por volta das 22 horas, um homem identificado apenas como Marcelo Dell abasteceu seu veiculo, um Siena prata de placa OEC 9712, no posto Mais da Avenida São Sebastião, que fica ao lado da Eletrobras, e ao terminar de completar o tanque pediu para limpar o para-brisa e quando o frentista foi buscar a “patinha” com água o indivíduo arrancou e saiu em disparada sem pagar.
A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender o acusado e levou até o frentista para reconhecimento de Marcelo e do veículo. Após o reconhecimento o caso foi encaminhado a Central de Flagrantes e Marcelo Del foi autuado como estelionato. Na manhã desta quarta-feira ele será encaminhado para audiência de custódia e como é réu primário deverá ser solto para responder em liberdade.

O acusado seria cantor e trabalha na noite parnaibana sendo pessoa bastante conhecida. Ainda segundo informações ele é estudante da Maurício de Nassau. Ainda segundo o frentista esta é a segunda vez que o acusado teria praticado esta mesma ação na rede de postos Mais. A primeira vez foi no posto Mais do Aeroporto.



Abaixo imagens do dia 14 de setembro quando o acusado praticou a mesma ação no Posto Mais do Aeroporto



Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Cidade mais pobre do Brasil, Belágua no Maranhão, deu a maior votação para candidato do PT

Belágua no Maranhão ostenta três títulos que bem mostram o povo esquecido do pais: abriga o maior número de famintos, tem o pior IDH do Brasil e deu a maior votação proporcional ao candidato do PT, Fernando Haddad.
Dona de um quadro desolador e onde habita o maior número de miseráveis, Belágua deu ao petista 93,66% dos votos, contra apenas 6,34% para Bolsonaro. Na cidade, os eleitores justificam como medo de perder o Bolsa Família.
Em Belágua, ainda conseguem escapar os que vivem do Bolsa Família ou que têm algum empreguinho na prefeitura e pequenos comerciantes, políticos. Os que estão de fora dessa situação, matam cachorro à gritos ou disputam urubus aos tapas.
Você amigo leitor conhece Belágua? Recentemente a TV Record mostrou ao Brasil como vivem os moradores da cidade. Confira abaixo:
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso