25 de jan. de 2011

Workshop apresenta ZPE de Parnaíba a empresários

Presidente da ZPE de Parnaíba Mirocles Veras
Atrair investidores locais. Esse é o objetivo do Workshop ZPEs - Vantagens e Oportunidades, que será promovido pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), a partir das 18 horas.
O evento integra o trabalho de divulgação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba e contará com a participação do presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportações (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga.
A instalação da ZPE de Parnaíba arrastava-se desde 1988. Em 30 de junho de 2010 foi assinado Decreto Presidencial autorizando sua criação. Logo em seguida foi implantado seu Comitê Executivo e, em outubro, a Assembleia Legislativa autorizou o Poder Executivo a criar a empresa administradora da ZPE de Parnaíba. Desde o dia 20 de dezembro está em atividade a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba-PI S/A (ZPE Parnaíba).
A empresa, instalada atualmente no Núcleo de Estudos e Projetos Especiais (Nepe), é presidida por Mirócles Veras, coordenador do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí. É uma empresa de economia mista, com participação do Estado do Piauí (90%) e da Fiepi (10%). A esse grupo caberá estruturar e administrar as operações na ZPE de Parnaíba.
Segundo o presidente da ZPE Parnaíba, a maior vantagem oferecida ao empresariado por Zonas de Processamento de Exportações é a possibilidade de atuação com isenção total de impostos. “Além disso, o empresário que se instalar na ZPE tem a segurança de não sofrer com eventuais mudanças na legislação tributária estadual ou federal no prazo de dez anos”, ressalta.
Serão realizados workshops ainda em Parnaíba, Picos e Floriano. “Mas também estamos estudando a possibilidade de divulgarmos a ZPE de Parnaíba em todo o país e também em feiras internacionais”, acrescenta Mirócles Veras.
“Já contratamos, em parceria com o Banco do Nordeste, os projetos alfandegamento da área, ambiental e estrutural”, relata Mirócles Veras. As obras de infraestrutura devem iniciar-se até 1º de julho de 2011. A ZPE deverá começar a operar no segundo semestre de 2012.

Reunião técnica
Para tratar sobre assuntos relativos à ZPE de Parnaíba, o governador Wilson Martins reúne-se nesta quarta-feira (26), às 10 horas, com Mirócles Veras e demais integrantes do Conselho Administrativo da ZPE de Parnaíba, do presidente da Abrazpe, do superintendente regional do Banco do Brasil, Carlos Antônio Decezaro, e do diretor do Banco do Nordeste, Luís Carlos Ewerton de Farias. “Relataremos ao governador a situação atual da ZPE de Parnaíba e os diretores dos bancos que participarão da reunião mostrarão as possíveis linhas de financiamento e recursos para as empresas que lá se instalarão”, contou Mirócles Veras.

Programação
Expositor 1: Helson Cavalcante Braga - Pres. da Abrazpe. Tema: ZPE Como Instrumento de Desenvolvimento Regional

Expositor 2: Mirócles Campos Véras Neto - Presidente da ZPE Parnaíba. Tema:Contextualização da ZPE Parnaíba

Expositor 3: João Batista Barros da Silva Filho - Delegado da Receita Federal. Tema:A Atuação da Aduana nas ZPEs

Expositor 4: Luís Carlos Ewerton de Farias - Diretor do Banco do Nordeste. Tema: O papel do BNB no financiamento das empresas

Expositor 5: Carlos Antônio Decezaro - Superintende do Banco do Brasil. Tema: A atuação do BB no comercio exterior.

Ccom

Edição Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.