5 de jul. de 2010

Piauí apresenta evolução nos índices de educação

O levantamento foi feito pelo Ideb, e apontou que em todas as etapas de ensino houve avanços nas notas.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (05), o resultado do Ideb, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Segundo o levantamento, o Piauí ultrapassou a média nacional com a nota de 3,8. Os Estados do Piauí e Ceará foram os únicos do Nordeste a atingirem a meta nacional imposta pelo MEC entre as séries finais (5°a 8°séries).

O Ideb é a nota de avaliação do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6,0 como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. Atualmente a nota nacional é de 4,0 para as séries finais.

Diferente de vários Estados que estão em estagnação mantendo as médias das últimas avaliações feitas pelo Ideb, no Piauí houve evolução gradativa, passando de 3,1 em 2005 para 3,8 em 2009.

O índice leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Para as séries iniciais (até a 4°série) também houve avanços. A educação no Piauí ficou com a nota de 4,0, acima da média da região Nordeste, que foi 3,8. As três melhores notas do Nordeste foram dos Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

A rede estadual de ensino também cumpriu a sua meta. A previsão de 2010 era de alcançar a nota 2,4, e a nota registrada foi de 2,7. Para a secretária de Educação, Maria Xavier, as melhorias nas escolas da rede estadual fizeram com que os indicadores do Ideb apresentassem pontos representativos da evolução da educação no Estado, mas será no próximo indicador que as notas serão ainda mais positivas.

“Com a divulgação do Ideb, mostramos que a educação no Estado do Piauí não parou, em todas as categorias houve evoluções nas notas, graças às políticas de melhorias adquirimos nos últimos anos materiais escolares de qualidade para os alunos, reestruturamos várias escolas e capacitamos nossos professores. Seguramente vamos crescer ainda mais no próximo levantamento do Ministério da Educação”, destacou a secretária.

2 comentários:

  1. Traduzindo: W.Dias implantou o concurso e teste seletivo para professor do estado, todos tem igualdade na disputa por vagas, porém, só passam os mais qualificados, explicando assim a evolução dos alunos.
    Diferente do governo Mão Anta, que indicava qualquer catrevagem peixada para ser professor e com isso tronava o Piauí um estado miserável e sem futuro.
    Piauí livre e próspero, concursos sempre.

    ResponderExcluir
  2. pelo jeito ninguem viu que o nsino medio é o pior no cenario nacional. Nem Mao Santa, nem Wilson, nem PT. Ninguem consgue elevar a qualidade, somente as contas bancarias proprias

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.