18 de fev. de 2010

Igreja Católica lança hoje Campanha enfocando dinheiro

Campanha da Fraternidade chama a atenção para o modo de vida da população atualmente.

A Igreja Católica lança hoje a Campanha da Fraternidade 2010. Os católicos passarão o ano refletindo e discutindo sobre a importância do dinheiro na vida da população atual. A campanha deste ano tem como tema Economia e Vida. O lema é Você não pode servir a Deus e ao dinheiro. De acordo com a coordenadora da campanha no Piauí, Francisca Machado, a Campanha da Fraternidade é sempre uma oportunidade de discussão e reflexão."Este ano nós queremos chamar a atenção para o modo de vida que as pessoas vem vivendo. Muita gente tem o dinheiro como um deus e não pode ser assim", diz Francisca.


Leilane Nunes

14 comentários:

  1. O tema também deve servir como reflexão para a própria Igreja Católica, pois em todas as missas que participo, o padre ou alguém da comunidade passam um bom tempo falando sobre arrecadação de dinheiro, sobre bingo, sobre leilão, e a palavra de Deus, as orientações espirituais, a missa em si, ficam sempre em segundo plano. Saio da Igreja com uma sensação de vazio.

    ResponderExcluir
  2. Desde Calvino e Lutero, que a Igreja católica vem perdendo o jeito de conciliar fé e dinheiro. Com as ferramentas de arrecadação das igrejas evangélicas cada vez mais modernas e eficazes, fica esse conflito. A igreja católica sempre lidou com o dinheiro de forma envergonhada.

    ResponderExcluir
  3. A máscara caiu! Querem que o povo continue ser pobre, sem ou pouco dinheiro para poder melhor manipulá-lo? “Faça o que e digo, mas não faça o que eu faço.” Respeitar os pecados capitais (criados pela própria Igreja) nem sempre foi prioridade no Vaticano, ou seja, a religião é a arte de tirar o melhor proveito possível de determinada situação, depois lavar as mãos e lançar a culpa nas outras pessoas.
    Chefe Pontiac: “Eles (os cristãos) vieram com uma Bíblia e sua religião – roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito… e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao “Senhor” por sermos salvos.”

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, a hipocresia e grande.. A igreja nem menciona o seu passado sujo, mas tudo bem. Que tal ganharmos dinheiro ajudando o nosso povo? Como fazendo empreendimentos que vao gerar empregos para nossa populacao e ao mesmo tempo trazer-nos lucro. E assim que devemos pensar.

    Devemos ganhar dinheiro e ajudar o nosso proximo, nao dando esmolas, mas dando empregos. " O trabalhador e digno de seu salario". Se ficarmos so dando esmolas, o pobre nao vai querer trabalhar ( salvo pouquissimas excessoes).

    Sem dinheiro vc nao compra comida, igreja catolica. Ninhem vai ficar sustendo malandro e vagabundo pro resto da vida, nem mesmo a propria igreja.

    Podemos servir a deus ajudando os mais necessitados gerando empregos; dando sugestoes de como melhorar de vida; ensinando-os a pescar;e orientando-os.

    John Baptista

    ResponderExcluir
  5. Ao senhor Luís: Posso até concordar que há realmente uma sequência de bingos, leilões, consequência de festejos seguidos, mas entendo que há necessidade de partilhar. A comunidade de fiéis deve colaborar, a Igreja Católica sobrevive dessa forma, assim como qualquer instituição. O que poderiam mudar é a formapela qual eles lidam com a arrecadação de dinheiro. Eu mesmo, assim como você, já fiquei decepcionado, não com os padres, mas com o povo engajado, muitos visam apenas o dinheiro, acham que o trabalho é todo voltado pra isso, mas não. Essas pessoas desvirtuam o trabalho evangelizador da Igreja. O dízimo, o ofertório, doações, barracas, bingos, rifas, são meios, mas precisa-se de moderação. O encontro com Deus na Eucaristia é o momento importante da fé, não a arrecadação pecuniária. A comunidade precisa ajudar, mas o amor e a fé devem prevalecer. Dinheiro deveria ser segundo plano. Até que concordo.

    ResponderExcluir
  6. A Igreja Católica, hoje, é muito mal interpretada. A Campanha da Fraternidade não é uma mera campanha, ela tem importância mundial, sendo esta a terceira campanha ecumênica. Objetivos de discutir o uso desregrado do dinheiro, os maus investimentos, o desperdício. Visa orientar a sociedade, alertá-la para o consumismo exacerbado. Também deve levar a própria Igreja a repensar tanto luxo, sem necessidade. Deus é humildade, simplicidade, desprendimento, renúncia, amor ao próximo, e não um safado que prioriza o dinheiro como os políticos deste país. Particularmente, admiro a Campanha da Fraternidade, nos traz bons resultados, boas reflexões. A Igreja e a sociedade discutindo assuntos de interesse global. O futuro da humanidade depende muito da conscientização de homens e mulheres. A natureza é agredida de forma desprezível. O homem é inconsequente, a pr[opria Igreja, muitas vezes, se torna também pelo fato de ser dirigida pelo homem, ser capaz de mudar a vida pra melhor ou para pior. Economia e Vida, que tema maravilhoso. Parabéns À Igreja Católica e às demais religiões que aderiram a essa campanha, de grande importância. Vamos refletir, vamos mudar.

    ResponderExcluir
  7. Objetivos específicos:

    1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;

    2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;

    3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;

    4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;

    5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

    CNBB

    ResponderExcluir
  8. Em 2011 o tema será “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”.
    A CF tem conteúdo importantíssimo. A Igreja Católica, este ano, juntamente com outras igrejas cristãs, refletirão a respeito de um tema muito salutar. Nós devemos fazer parte, devemos contribuir de alguma forma, mesmo que implícita. Parabéns a todos os responsáveis.

    ResponderExcluir
  9. A Campanha da Fraternidade que as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) lançada ontem, 17, tem como objetivo geral ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida.

    ResponderExcluir
  10. É a terceira vez que a CF é ecumênica. Em 2000 e 2005, agora em 2010. Que maravilha! A união faz a força. Desejo muito sucesso à CF2010: tema: "Economia e Vida"; lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" Mt 6,2-4.

    ResponderExcluir
  11. Oh blá, blá, blá chato. Arre égua...

    ResponderExcluir
  12. Vivemos numa civilização altamente consumista. Será que ninguém percebe que, cada vez que compramos um carro novo, o último modelo de celular, um computador mais potente, uma roupa de grife ou alimentamos os nossos vícios, contribuímos para o esgotamento dos nossos recursos naturais, das nossas matérias-primas e da nossa energia? Para quê tanto consumo? Bilhões anuais são para gastos com maquiagem e perfumes, bilhões para tênis e sapatos. Estamos destruindo totalmente a Terra para satisfazermos os nossos prazeres. Neste mundo individualista predomina a mentalidade do TER para SER.
    Precisamos rever os nossos conceitos. Precisamos refletir sobre a nossa sociedade. Precisamos construir um mundo novo, em harmonia com a natureza. Precisamos pensar mais no coletivo e não somente no individual. Esta seria uma grande revolução para a humanidade. A nossa geração pode ser responsável por um novo período na história da civilização. É isto... ou o apocalipse final.

    ResponderExcluir
  13. Gênesis 1:28. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”
    Cristãos, por favor, não praticam blasfêmia, o que acontece na terra é a vontade e mandamento de Deus!

    ResponderExcluir
  14. O blá blá blá é chato àqueles que são alheios ao conhecimento. Esse anônimo (19 de fevereiro), só pode ser mais um, vítima da não educação, sem cultura, sem argumentos, mente vazia. Vai estudar seu bosta! Ler e escrever deveriam ser suas ocupações, para assim, vc poder expor sua opinião. Estuda bocó!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.