Blog do Pessoa: Centésima cirurgia cardíaca é realizada em Parnaíba


28 de jul. de 2021

Centésima cirurgia cardíaca é realizada em Parnaíba


Pioneiro em procedimento cirúrgico em cardiologia no norte do Piauí o Hospital e Maternidade Marques Basto iniciou em 2020 as primeiras cirurgias cardiológicas. A implantação do serviço de atendimento de alta complexidade em cardiologia faz parte das ações estratégicas e metas de crescimento da instituição e desde então é o único hospital que faz esse tipo de intervenção cirúrgica no Norte do estado.
 

Com cem (100) cirurgias cardíacas realizadas até sábado (24/07) o hospital celebra o sucesso dos procedimentos realizados pela equipe composta por dois cirurgiões coordenados pelo médico Dib Tajra, experiente cardiologista piauiense e mais uma equipe técnica de outros três (3) especialistas clínicos no suporte aos pacientes após a realização de procedimentos médicos. A estrutura conta ainda com 10 leitos e equipe multiprofissional.  

Atualmente são realizadas 3 cirurgias por semana com previsão de chegar a 4 até final desse ano. Os pacientes são encaminhados através da rede municipal de saúde ou da regulação estadual. As cirurgias cardíacas são pelo SUS, convenio ou particular. 

 “O hospital se orgulha de cooperar e atender uma demanda que não existia que é das cirurgias cardíacas. Com capacidade técnica com os profissionais da equipe do Dr. Dib e da Dra. Daniela como também na parte estrutural. O nosso hospital está apto até a dobrar o número de cirurgias de acordo com a demanda. A nossa meta com o ministério da saúde é de 4 cirurgias por semana. Nós temos condições de aumentar essa meta de acordo com a demanda em cirurgia cardíaca”, Mirocles Veras, presidente do Hospital. 

No Piauí, até ano passado, apenas uma instituição hospitalar realizava cirurgia cardíaca com o procedimento sendo realizado também em Parnaíba a fila de espera pelo SUS ganhou celeridade. 

“De Piripiri para Parnaíba o paciente pode agendar sua consulta, seus exames, para que possa ser tratado no Hospital. Já realizamos cirurgia até de pacientes de Teresina devido a necessidade de urgência, na fila da secretaria de saúde do estado, o paciente veio fazer a cirurgia aqui em Parnaíba. Nossa habilitação é para a região norte, mas para salvar vidas nós fazemos a cirurgia independente da região ou do estado”, reforçou Mirocles Veras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...