Blog do Pessoa: Professora aponta possíveis temas para a redação do Enem


18 de set. de 2019

Professora aponta possíveis temas para a redação do Enem


A professora Patrícia Lima elencou possíveis temas que podem cair como proposta de redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019. Sobre a estrutura do texto, ela alertou que os candidatos podem buscar pela cartilha de redação do Enem, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para melhor orientação.

Patrícia ressalta que a leitura de temas diversas é fundamental para a escrita de uma boa redação. "Cito Paulo Freire. Afinal, segundo ele, a leitura de mundo antecede a leitura da palavra. Assim quando o aluno é um leitor de mundo, compreende aquilo que acontece ao seu redor, quer no Brasil quer no mundo, ele consegue melhor apresentar uma opinião, uma tese que é obrigatória na redação do Enem e as propostas de intervenção".

Meio Ambiente: resíduos sólidos e responsabilidade social, crise hídrica e desastre ambiental.  

"O Enem pode cobrar como melhor cuidar dos resíduos sólidos, do lixo no Brasil. Além disso, a crise hídrica: como melhor preserva a água, principalmente a potável. Temos os desastres ambientais, afinal, nós tivemos este ano Brumadinho".

Educação:  violência no ambiente escolar, educação sexual e militarização das escolas...

"Neste ano, nós tivemos uma tragédia em uma escola de São Paulo. A questão do bullying e da evasão escolar. E também é possível se trabalhar a questão da educação sexual nas escolas, levando as considerações as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).  Tem a novidade que está sendo implementada no Brasil: a militarização das escolas". 

Saúde: ISTs, epidemias e doenças já erradicadas...

"Nós estamos mais uma vez atravessando uma epidemia de dengue no Brasil. Doenças já erradicadas, como o sarampo, que voltou ao país. Gravidez na adolescência. Temos também a solidariedade relacionada a doação de sangue, doação de órgãos. Outro tema é o autismo, inclusão do autista na sociedade brasileira e, é claro, o consumo de drogas no país tanto as líticas (bebidas alcoólicas) como as ilícitas (maconha, crack)". 

Cultura: preservação do patrimônio cultural...

"Nós tivemos, no ano passado, incêndio no Museu Nacional (RJ). Então, a necessidade de se pensar mais na preservação do patrimônio cultural. Além disso, a cultura também tem a ver com o preconceito linguístico". 

Violência: nas escolas, contra mulheres e minorias...

Mais uma vez, a questão da violência nas escolas. Tem-se a violência sexual e a violência contra as minorias. Outro tema que cabe neste eixo é a redução da maioridade penal. 

Trabalho: desemprego no Brasil; trabalho escravo

A relação entre tecnologia e emprego é um tema possível; outro é o trabalho escravo ou o trabalho análogo à escravidão.


Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...