Blog do Pessoa: Ednólia Fontenele só engradece a Academia Parnaibana de Letras


22 de ago. de 2019

Ednólia Fontenele só engradece a Academia Parnaibana de Letras

Poetisa Ednólia Oliveira Fontenele
Por algumas vezes fui convidado pelo casal amigo, Maria do Amparo/ Pádua Santos, para concorrer a uma cadeira na Academia Parnaibana de Letras (APAL). Apesar de me sentir habilitado para tal, todas as vezes declinei do convite. Uma das vezes, em favor do amigo Antônio Gallas, professor e jornalista. Tratava-se do preenchimento da vaga do amigo e conterrâneo de Tutóia, Rubem da Páscoa Freitas, com quem trabalhamos – Gallas e eu, no jornal Folha do Litoral. Professor Gallas foi eleito e lá se encontra, com cargo na atual diretoria.
Por último, mais uma vez a nossa promotora de justiça Maria do Amparo nos convida para pleitear uma vaga e eu disse que iria pensar. Naqueles dias tinha sido informado haver retornado a morar em Parnaíba minha amiga Ednólia Fontenele, poeta das mais inspiradas e que inspirou a nossa geração, no final dos anos 70, quando no auge do Movimento Social e Cultura Inovação, que editava um jornal mimeografado com o mesmo nove. E que revolucionou Parnaíba à época. Não pensei duas vezes. Aliás, pensei: vou sugerir o nome de Ednólia Fontenele à própria Ednólia. E assim o fiz e ela topou. E está entusiasmada, louca de vontade de integrar aquele elenco seleto de intelectuais de Parnaíba. E ela merece.
Estou na torcida por Ednólia Fontenele
Ednólia merece ser eleita à cadeira 27 da APAL, cuja eleição ocorrerá no final do mês. Ela começou muito cedo, por volta de 15, 16 anos. Com ela participei da coletânea de poesias denominada Salada Seleta, que está agora completando 40 anos de publicada. Houve um hiato em sua vitoriosa carreira, por conta de emprego, casamento, filhos, enfim, mas ela voltou e voltou com força total. Já publicou livros, participa do Clube do Talento, já se reintegra aos movimentos culturais, lá pelo SESC/ Caixeiral; sugeriu, e sua sugestão foi aceita, uma edição especial do Jornal Inovação, que sai agora no final do mês, pelos 40 anos da queima dos tapumes da Praça da Graça. Ednólia está na área, para contribuir, produzir, sugerir, utilizar toda a sua experiência para fortalecer os movimentos culturais da cidade.
Pessoalmente não tenho direito a voto na Academia Parnaibana de Letras. Mas lá muita gente do meu tempo, amigos que me conhecem e sabem de nossa luta, podem votar. E poderiam refletir acerca da possibilidade de votar para Ednólia Fontenele, agora. Sim, agora, porque existem mais 4 cadeiras a serem ocupadas futuramente. Serão mais 4 eleições que vão ocorrer. Pela história de Ednólia e sua abnegação pela poesia, ela deveria ser eleita agora. E os amigos sabem disso: Alcenor Candeira Filho, Professora Maria Cristina Moraes Sousa, Antônio Gallas, Elmar Carvalho, Wilton Porto, Valdeci Cavalcante, Dr. Lauro/Israel Correia, Zé Luís de Carvalho, Pádua Marques, Maria do Amparo e Antônio de Pádua Santos, enfim… vamos homenagear as mulheres através de Ednólia Fontenele. É tão raro ainda uma mulher nesse meio. E ela é tão vontadosa, tão decida, tão dinâmica, tão sensível, tão linda! #EDNÓLIANAAPAL.
POR:BERNARDO SILVA
FOTOS: CAMILA NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...