Blog do Pessoa: Secretários municipais, Estado e direção do Hospital Marques Basto discutem sobre a realização de cirurgias cardíacas em Parnaíba


31 de jul. de 2019

Secretários municipais, Estado e direção do Hospital Marques Basto discutem sobre a realização de cirurgias cardíacas em Parnaíba

 Após polêmica e impasse acerca da burocracia em relação ao credenciamento de Parnaíba para a realização de cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), representantes da Secretaria Estadual de Saúde, secretarias municipais e a direção do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto, participaram no litoral da Reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR).




Entre os secretários municipais, se fizeram presentes os gestores de Parnaíba, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Cocal do Piauí e Cocal dos Alves. Nesta primeira reunião foram analisados os caminhos para o credenciamento do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto para a realização de cirurgias cardíacas pelo SUS, bem como o interesse dos gestores e se o serviço prestado pelo hospital de Parnaíba pode passar a ser uma referência na Macro Região do Piauí que compreende as cidades da Planície Litorânea e Região dos Cocais.



Depois de uma longa discussão, com momentos marcados por muita tensão, todos os secretários se mostraram favoráveis a realização dos serviços em Parnaíba. Uma nova reunião, desta vez com os secretários da Região dos Cocais será feita ainda esta semana, sendo que a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a agilizar o processo junto ao Ministério da Saúde e a Prefeitura de Teresina, que até o momento centraliza todos os serviços.



No total, são 33 municípios que precisam encaminhar pacientes em estado grave para a capital. Fora a dificuldade e desconforto do deslocamento, os doentes ainda precisam entrar numa fila de espera que pode lhes custar a vida. Em todo o Estado do Piauí existem apenas quatro hospitais credenciados para fazer cirurgias cardíacas pelo SUS. Todos eles estão centralizados em Teresina e, destes, apenas o Hospital São Paulo realiza o procedimento.


Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...