Blog do Pessoa: Pesquisadores monitoram reprodução de tartaruga de couro no litoral do Piauí


19 de jun. de 2019

Pesquisadores monitoram reprodução de tartaruga de couro no litoral do Piauí

Em um monitoramento de rotina a equipe do Instituto Tartarugas do Delta acompanhou a subida de uma tartaruga-de- couro para desova na madrugada desta quarta-feira, 19 de junho, na praia da Pedra do Sal, Parnaíba-PI.


Com um tamanho de 168 cm o animal recebeu um transmissor no casco para ser monitorada via satélite. Até o momento, a equipe confirmou três ninhos de tartaruga-de-couro no litoral piauiense na temporada reprodutiva de 2019. Um ninho na praia do Arrombado em Luís Correia e os demais ninhos na praia da Pedra do Sal. Os ninhos são identificados com estacas do Instituto Tartarugas do Delta.

“Sinalizamos os ninhos nas praias de desova com estacas e bandeira como manejo de proteção até o momento do nascimento dos filhotes, assim como para ajudar as pessoas e perceberem a importância da área nesse processo de cuidado e conservação, evitar circulação de veículos”, explicou a bióloga Werlanne Magalhães. 
Essa região faz parte da Área de Proteção Ambiental – APA do Delta, onde o Instituto Tartarugas do Delta ajuda nos trabalhos de conservação desses animais, criticamente ameaçados de extinção. A equipe do Instituto monitora a tartaruga-de-couro durante o comportamento reprodutivo que ocorre todos os anos a partir do mês de maio.
  
Com os transmissores o acompanhamento é feito via satélite e dessa maneira os biólogos conseguem entender melhor o comportamento das tartarugas e traçar melhores estratégias para manejo e conservação da espécie.

Rotas da conservação é um projeto financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusula de PD&I) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e executado pelo Instituto Tartarugas do Delta.

Trabalho é realizado com as parcerias da UFPI, UESPI, SESC, ICMbio, APA delta do Parnaíba, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado e Agência Nacional de Petróleo - ANP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...