Blog do Pessoa: ICMBio realiza encontro de articulação para prevenção e combate a incêndios


19 de fev. de 2019

ICMBio realiza encontro de articulação para prevenção e combate a incêndios

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios – COIN em articulação com a Coordenação Regional - CR 05, realizou no período de 12 a 14 de fevereiro, na sede da CR 05, em  Parnaíba – PI, o  ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO PARA PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS  com os objetivos de: nivelar informações; articular ações institucionais; e organizar atividades baseadas no Sistema de Comando de Incidentes – SCI.

Segundo o Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios, Christian Berlinck, “O ICMBio trabalha a gestão do fogo baseado no manejo integrado que prioriza ações de prevenção e melhoria da relação com as comunidades vinculadas às Unidades de Conservação, avaliando o papel ecológico do fogo em cada ambiente. Objetiva-se com isso o uso sustentável do fogo, respeitando-se as necessidades sociais, econômicas e ambientais”.
Através do Manejo Integrado do Fogo o ICMBio alcançou diversos resultados positivos, destacam-se: redução da área atingida por incêndio, redução dos conflitos entre comunidades vinculadas e equipes gestoras, redução do desgaste das equipes e equipamentos, redução dos custos com combate, redução das emissões de gases de efeito estufa e maior proteção à biodiversidade, solo e recursos hídricos.
 “O encontro trabalha estratégias de gestão com foco no fortalecimento das ações de prevenção e combate ao fogo nas nossas Unidades de Conservação buscando resultados melhores em curto, médio e longo prazos”, destacou Ana Célia Coelho, Coordenadora Regional CR 05.

Participam do encontro Chefes e técnicos das Unidades: Parques Nacionais Serra da Capivara, Ubajara, Serra das Confusões, Sete Cidades, Nascentes do Rio Parnaíba e Chapada das Mesas; Áreas de Proteção Ambiental Chapada do Araripe, Meruoca, Serra da Ibiapaba e Delta do Parnaíba; Estações Ecológicas de Uruçuí-Una e Aiuaba; Reserva Extrativista Chapada Limpa, da CR 05 e da COIN.

A COIN informou ainda que a estratégia é fortalecer as Coordenações Regionais e as UCs vinculadas, o trabalho iniciado pela CR 05 será ampliado às Coordenações Regionais: CR 08, CR 10 e CR 11.

Dar redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...