Blog do Pessoa: Eleitor tem até esta quinta-feira para justificar voto do primeiro turno


6 de dez. de 2018

Eleitor tem até esta quinta-feira para justificar voto do primeiro turno

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2018, no dia 07 de outubro têm até esta quinta-feira (06) para regularizar sua situação eleitoral. O eleitor tem o prazo de 60 dias após a data de votação em cada turno para justificar o fato de não ter votado.  
Foto: Divulgação
A justificativa pode ser realizada através do preenchimento de um formulário obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou também pode ser feita pela internet, por meio do Sistema Justifica, disponível nas páginas do TSE ou dos TREs.
O eleitor que perder o prazo de justificativa será punido com o pagamento de multa e até a regularização da situação fica impedido de tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário e acumulando três ausências às urnas é procedido o cancelamento do título de eleitor. 
No Piauí, um total de 372.423 eleitores deixaram de votar no 1º turno das Eleições 2018, deste total, 127.450 eleitores já justificaram até esta data. No 2º turno, 423.451 eleitores não votaram e 152.718 justificativas já foram apresentadas à Justiça Eleitoral Piauiense, o prazo para justificativa do 2º turno termina em 27 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...