Blog do Pessoa: Menos de 400 CHNs Digitais foram emitidas no Piauí


18 de jul. de 2018

Menos de 400 CHNs Digitais foram emitidas no Piauí

640x480-34974f29168bc436c6198b62282b7b0bA CNH Digital, como o próprio nome já diz, é uma versão digital da carteira nacional de habilitação, que possui o mesmo valor jurídico da impressa, além de oferecer vantagens adicionais, proporcionando maior mobilidade, praticidade e comodidade para o condutor. Porém, apesar de ter sido lançada há nove meses, a versão digital ainda não está sendo muito procurada pelos piauienses. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), menos de 400 carteiras eletrônicas foram emitidas no Estado.
De acordo com o diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, a pouca procura pelo serviço demonstra a falta de interesse da população em ter acesso a essa modalidade, que não é obrigatória. Além disso, ele pontua que é necessário seguir alguns critérios para emitir o documento eletrônico, o que é um empecilho para alguns motoristas.
“O condutor precisa apenas preencher um cadastro no Detran e enviar para fins de renovação para o Sistema Nacional e, se o cidadão estiver apto, ele pode ir ao site do Denatran e solicitar a versão eletrônica sem nenhum custo. Mas pudemos observar que, apesar do serviço estar sendo disponibilizado para toda a sociedade, poucas pessoas estão tendo interesse em buscar essa modalidade”, comenta.

Burocracia

A estudante Rebeca Lima conta que ficou interessada na versão digital da carteira de motorista e que até chegou a buscar orientações de como emitir o documento. Porém, ela conta que desistiu devido à burocracia institucional e defende que algumas etapas poderiam ser feitas pelo próprio aplicativo, o que facilitaria para o condutor.
“Quando fiquei sabendo da CNH Digital, fiquei muito empolgada em tirar. Mas quando veio, primeiramente, a notícia que precisaria pagar uma taxa, eu desisti na hora porque achei o preço muito abusivo e agora, sendo de graça, eu ainda acho o processo muito burocrático, porque tem que comparecer ao Detran, preencher uma ficha, existem vários processos que acredito que poderiam ser feitos pelo aplicativo e com outros tipos de verificações online para evitar o risco de fraude também”, argumenta.
Apesar disso, a estudante avalia como vantajosa a modalidade eletrônica da carteira e enfatiza que essa é uma ótima opção, sobretudo porque o uso do celular é unânime. “A vantagem é porque não precisaria ter sempre o documento em mãos, seria mais prático, pois a gente sempre está com o celular e evitaria qualquer problema em blitz, por exemplo”, pontua Rebeca Lima.
A emissão da carteira digital é feita através do portal de serviços do Denatran, baixando o aplicativo. A possibilidade de ter essa versão se dá a partir do momento que o portador tem uma CNH com QR Code, que é um código localizado atrás da carteira física, entregue aos documentos que foram renovados ou segunda via.
Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...