Blog do Pessoa: Secretário Leonardo reúne gestores da saúde para discutir melhorias no atendimento do SUS.


23 de jun. de 2018

Secretário Leonardo reúne gestores da saúde para discutir melhorias no atendimento do SUS.




Na manhã desta quinta-feira (21), o secretário municipal de Saúde, Leonardo Correia, esteve reunido com o representante do Samu, do Hospital Dirceu Arcoverde, Conselho Municipal de Saúde e os diretores do Hospital Marques Basto, Mirócles Véras e Edgard Júnior, com objetivo de encontrarem soluções para melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente nas áreas de obstetrícia e oncologia.


Segundo Mirócles Veras, o Hospital Marques Basto tem um espaço montado e bem estruturado para receber os pacientes e que tudo isso gera um custo. Disse que a reunião era importante para avaliar e discutir a realidade e ver as dificuldades. “Sei que temos que cumprir metas para que possamos contar com recursos financeiros para a instituição”, ressaltou.

O secretário Leonardo Correia acentuou que não tem interesse em cortar nenhum recurso, mas deseja que o serviço seja prestado porque a prefeitura tem parceria com o hospital. Lembrou que sua função era cobrar resultados. “Temos que entrar em consenso para melhorar o convênio que a prefeitura tem com o Hospital Bastos Marques”, disse.

Atualmente o Hospital Marques Basto tem capacidade para a realização de 170 partos, 80 cirurgias e clínicas ao mês para o SUS. Possui profissionais credenciados para atender a demanda de usuários.

Correia disse que o problema da responsabilidade é de todos e que há dinheiro e pacientes, mas questionou o motivo pelo qual estes pacientes não estão vindo para o hospital e que há necessidade de se fazer uma melhor divisão dos procedimentos para que se consiga atingir as necessidades. “Vamos tentar atingir as necessidades reais da cidade”, enfatizou.

Ficou acertada uma outra reunião para o dia 29 próximo, uma sexta-feira, a fim de que sejam montadas estratégias em conjunto com a rede para facilitar a assistência aos usuários, atender as necessidades e melhorar de forma eficaz todo o sistema.

“Temos falhas, mas vamos preparar táticas com a rede e fazer o direcionamento para o hospital. Espero que depois da reunião consigamos mostrar resultados concretos”, disse Bruna Fontenele, coordenadora da Central de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, o Cecara.

Outra questão abordada foi em relação a área de oncologia do hospital. Há uma estrutura física para atender e realizar todos os exames e biópsias. Cabe agora realizar um trabalho com os pacientes mostrando que não precisam mais se submeter a viagens cansativas, porque em Parnaíba tem todos os equipamentos e já se consegue realizar o tratamento na própria cidade, como frisou o médico Nereu Costa.

Mirócles Veras, na ocasião lembrou que há necessidade de se resolver o encaminhamento dessas demandas para o hospital e que seja feita a comunicação de forma integrada. O secretário concluiu dizendo que a reunião foi muito positiva e deveria acontecer sempre para que haja uma aproximação maior para atender a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...