Blog do Pessoa: Alunos de Campo Maior visitam Tabuleiros Litorâneos


15 de dez. de 2017

Alunos de Campo Maior visitam Tabuleiros Litorâneos

Como fechamento das atividades práticas dos alunos do 3° ano do curso técnico em agricultura, alunos e servidores do Campus Campo Maior visitaram o Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI).

Eles foram recebidos pelo presidente da Biofruta (cooperativa de frutas orgânicas produzidas no DITALPI), José de Ribamar de Araújo Albuquerque, que guiou a comitiva do IFPI à empresa ACEPAR, onde há uma área de 42 hectares cultivados com acerola orgânica. No local, os alunos observaram o funcionamento de um pivô central.

Na mesma propriedade, os alunos também puderam presenciar o processo após a colheita da acerola: eles conheceram o funcionamento de uma unidade de câmaras refrigeradas, utilizada pela empresa, para a conservação dos frutos após a colheita.
A equipe de servidores e de alunos do Campus Campo Maior também conheceu a infraestrutura hídrica do perímetro irrigado, como canais de irrigação, estação de bombeamento, caixas de elevação de água, dutos de transporte subterrâneo, dentre outros.

Depois, a equipe visitou uma pequena propriedade de produção agroecológica, com diversas culturas plantadas, criação de peixes, biogás, dentre outras práticas sustentáveis.
Finalizando o dia, o diretor do Distrito levou os membros do IFPI para conhecerem uma propriedade de produção orgânica de acerola e coco verde, com criação de galinhas caipiras e gado de leite. Lá eles também presenciaram a produção de queijo coalho artesanal.

Segundo Kleiton Rocha Saraiva, professor do IFPI, a visita ao Distrito foi bastante oportuna pois os estudantes puderam vivenciar uma realidade agrícola de forma bem detalhada, o que, certamente, auxiliará quando eles estiverem atuando no mercado de trabalho.
Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...