Blog do Pessoa: Parceria entre a Prefeitura e o Lions Club permite doação de 22 óculos de grau para crianças de escola municipal


30 de nov. de 2017

Parceria entre a Prefeitura e o Lions Club permite doação de 22 óculos de grau para crianças de escola municipal



Um grupo de 22 crianças da Escola Municipal Doutor Francisco das Chagas Vieira, que enfrentava dificuldades de aprendizado devido a problemas na visão, foi presenteado nesta manhã de quinta-feira (30) com óculos de grau inteiramente gratuitos. A doação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Bairro São Vicente de Paula, mediante parceria entre a Prefeitura de Parnaíba, por meio da citada escola, do Cras e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e o Lions Club de Parnaíba, com o apoio do Optometrista Fábio Rocha, proprietário da Óptica Nova Visão.


A secretária da Sedesc, Dona Adalgisa Moraes Souza, enfatizou que aquelas crianças que apresentam problemas de visão no período escolar, têm o rendimento prejudicado na sala de aula, daí a extrema importância da parceria entre o município e os demais órgãos. “Sabemos que se a criança não consegue acompanhar o professor no quadro e nem fazer a devida leitura dos livros, terá um rendimento escolar bem menor que os demais colegas que não tem nenhuma deficiência visual. Então esse projeto é muito importante e esperamos que esta parceria se repita por mais vezes”, elogiou a secretária.


O sócio-diretor e presidente da Comissão de Combate à Cegueira, do Lions Club, Francisco Freitas, informa que o projeto existe desde 1925 e que em Parnaíba, a ação é realizada todos os anos, onde são ofertados óculos de grau, preferencialmente para crianças de baixa renda, na faixa etária de 05 a 16 anos.

O diretor da escola, Arnur Ayres, explica que a iniciativa do projeto surgiu a partir da necessidade de muitas crianças da unidade de ensino, que apresentavam dificuldades visuais, mas que devido os recursos escassos da família, não recebiam o tratamento adequado.  Primeiramente foi feita uma triagem na escola com 81 alunos, sendo que destes, 50 fizeram os exames com o especialista e ao final das consultas, 22 foram detectados com algum problema no campo da visão. De imediato o grupo dos 22 alunos foi cadastrado em uma lista para receberem os óculos. 

“Moramos em uma comunidade carente e muitos dos pais não tem condições de comprar óculos para criança, por isso, essa parceria do município com o Lions é de extrema relevância. Nossa intenção é que essa parceria se repita no próximo ano, para que estes alunos possam fazer a revisão e também para novos alunos que porventura apresentem a mesma dificuldade”, enfatizou o diretor.

O filho de nove anos da vendedora Jeane Viana, foi um dos alunos presenteado com óculos e, de acordo com ela, a criança sentia muitas dores de cabeça por conta do desvio de visão. “Ele reclamava de dor de cabeça, falava que os olhos dele também doíam muito, mas eu não tinha como comprar a armação dele e agora estou aliviada”,  comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...