Blog do Pessoa: ZPE de Parnaíba: Qual seu papel para o Piauí?


31 de out. de 2017

ZPE de Parnaíba: Qual seu papel para o Piauí?

Qual o papel de uma ZPE para um Estado? A figura popular brasileira é de que o Brasil é o País dos Tributos. Salientamos que de fato temos uma carga tributária alta, ou seja, 37% do PIB, consumido somente por impostos.

As Zonas de Processamentos de Exportações servem como um sistema de empórios das empresas, com isenções fiscais, concedidas nas esferas Federais, Estaduais e Municipais. O Piauí precisa trabalhar de forma profissional e inteligente para atrair empresas competitivas. Até agora, apenas uma empresa se encontra apta operacional na Zona, isso por que faltam incentivos da classe politica do Estado. A ZPE do Ceará em plena operação, conta com Siderúrgica, Mineradora e etc... Os produtos do Piauí que vão para fora do País, saem por via aéreo, mais aqueles sem condições de utilização deste transporte, tem que partir para o Porto do Pecém/CE ou Itaqui/MA, por falta de um Porto Marítimo. Estamos geograficamente bem situados do mapa do Brasil, mais, no entanto, temos uma economia de insubsistência, diante dos nossos vizinhos.

Fomentar o desenvolvimento do Estado é papel do Governo Estadual, mais a preocupação ao logo dos anos é outra, é construir condições para acomodarem os aliados e a perpetuação no comando do Estado. É uma obviedade, que Piauí trata os empreendedores de forma marginalizada, afastando grandes investidores para Estado, com isso, vemos uma classe assalariada de salario mínimo. O Piauí precisa de um Porto Marítimo, Porto Seco, Aeroporto Internacional funcionando, Ferrovias e infraestrutura das rodovias, para facilitarem as escoações das nossas commodities.

Por Jobson Oliveira
Economista político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...