Blog do Pessoa: Prefeito Mão Santa e comitiva visitam Escolas agrícolas no Estado do Ceará


22 de out. de 2017

Prefeito Mão Santa e comitiva visitam Escolas agrícolas no Estado do Ceará


O prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, a primeira-dama do Munícipio, Adalgisa de Carvalho Moraes Souza, juntamente com alguns secretários municipais, visitaram, na manhã da sexta-feira (20), escolas agrícolas nas cidades de Tianguá e Viçosa, no Estado do Ceará, com o intuito de agregar conhecimentos para implantação de práticas agrícola em escolas da zona rural do município.


Em Tianguá o prefeito Mão Santa foi recepcionado pelo prefeito da cidade, Luiz Menezes de Lima (PSD) – um velho conhecido do prefeito Mão Santa, desde a época de residência em medicina, na cidade do Rio de Janeiro. Os dois prefeitos e suas comitivas visitaram as Escolas agrícolas: E.E.I. F Família Agrícola São José e a Escola Antônia Suzete de Olivindo Silva, no assentamento agrário, Val Paraíso.



Na Escola Agrícola Antônia Suzete de Olivindo Silva as comitivas foram recepcionadas pela diretora da instituição, Maria José da Silva (Marizete) que explicou todo o funcionamento da Escola, bem como a grade curricular aplicada aos discentes. “Hoje temos 123 famílias assentadas. A questão da educação começou a se desenvolver de verdade quando a prefeitura fez uma doação de material de construção para construirmos as salas de aulas. Por sermos uma Escola agrícola temos uma prática diferenciada. Aqui temos, além da base comum, duas disciplinas: introdução à agricultura e educação ambiental. Essa nossa prática tem dado bons resultados. Já formamos alguns profissionais que saíram daqui direto pra faculdade, se formaram e voltaram para ensinar na comunidade. Isso é muito prazeroso para todos nós do assentamento”, destacou a diretora Marizete.



Para Ismael Abreu, Superintendente de agricultura do Município, “o objetivo desse nosso intercâmbio é criar práticas escolares para qualificar os nossos agricultores, principalmente, os seus filhos, a fim de desenvolver o “cinturão” agrícola da região. Precisamos aproveitar os recursos naturais que temos em abundância nos tabuleiros litorâneos, para fomentar a agricultura. Sabemos que a humanidade precisa de alimento e Parnaíba tem tudo para se tornar uma grande produtora como Tianguá e Viçosa, no Ceará, e Petrolina, em Pernambuco”, pontuou Ismael Abreu.


“O intuito do prefeito Mão Santa é pegar a fórmula do sucesso do Ceará. Não é demérito algum assimilarmos os conhecimentos do nosso vizinho Estado do Ceará para desenvolvermos também a economia da nossa Parnaíba”, disse Ismael.


De Tianguá, a comitiva partiu para a cidade de Viçosa, onde o prefeito Mão Santa e sua comitiva foram recebidos pelo prefeito, José Firmino (PMDB), pelo Secretário de Finanças, Eurico Filho e assessores.



A Escola Estadual José Victor Fontenele Filho é uma Escola Modelo de tempo integral, que prepara seus alunos para o mercado de trabalho, mantendo convênios com várias empresas públicas e privada. Esses convênios, remunerados, agregam experiências para os discentes, abrindo perspectivas para futuras contratações.


O coordenador do curso de fruticultura, Francisco Alexandre e a coordenadora escolar, Myrian Siqueira acompanharam o prefeito Mão Santa e sua comitiva, mostrando todas as dependências da instituição e apresentando o prefeito Mão Santa para alunos e funcionários. “Aqui, prefeito, nós temos uma grade curricular extensa em praticamente todas as áreas. No primeiro período os alunos passam o dia todo estudando, praticamente, matemática e português. Com o andamento dos cursos começam a entrar em áreas especificas como, por exemplo: física, química e biologia, disciplinas fundamentais para quem vai trabalhar no agronegócio. Temos orgulhos de nossos alunos e do índice de aprovação de 80% no ENEM. Nossos alunos só não cursam uma faculdade se não quiserem”, pontuou Francisco Alexandre, coordenador.


Um grupo de discentes de vários cursos fez uma explanação de como funciona a metodologia pedagógica da Escola e como é importante o período integral utilizado pela instituição. “É importante ter o ensino médio e mais importante ainda é ter outra carga horária. Devido aos convênios mantidos pela Escola e com a assimilação dessa outra grade curricular, voltada para agricultura, temos a possibilidade de estagiar, saindo daqui com uma bagagem a mais. Nesses cursos nós aprendemos novas práticas de agricultura, levando esses novos aprendizados para o campo, já que as famílias de muitos de nós vivem da agricultura familiar. Eu mesma já estou levando novas práticas de manejo, de adubação e de cuidados com o solo que meus pais nem imaginavam que existiam, melhorando assim a produtividade e a qualidade dos nossos produtos agrícolas”, destacou Bianca da Silva Torres, aluna do 2º ano do curso de fruticultura.


Mão Santa agradeceu ao prefeito José Firmino pela receptividade e pela atenção dispensada a ele e sua comitiva. E fez questão de convidar o prefeito e o coordenador, Francisco Alexandre para virem a Parnaíba para uma visita, ocasião em que os dois serão homenageados pelo excelente trabalho desenvolvido com a educação em Viçosa. “Fiquei muito feliz com todas as explicações dos nobres professores. Quero, primeiramente, agradecer a distinção e parabenizá-los pelo excelente modelo de educação aplicada nessa bela Escola Modelo. Esperamos aplicar essa prática em Escolas da zona rural, elevando assim a qualidade da educação e a qualidade da vida do homem do campo”, destacou Mão Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...