Blog do Pessoa: Semana nacional do trânsito prossegue em Parnaíba nessa quarta-feira


20 de set. de 2017

Semana nacional do trânsito prossegue em Parnaíba nessa quarta-feira

A Guarda Civil Municipal também está integrada com as demais forças de segurança na Semana Nacional do Trânsito, iniciada nesta segunda-feira (18), com uma carreata que saiu às 09h30, de frente à 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Parnaíba, com chegada à Praça da Graça, centro da cidade. Participaram do ato de abertura a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, o Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN), a Guarda Civil de Parnaíba, e o Detran, através da 1ª Ciretran. 

Dentro da Programação estão havendo palestras nas escolas públicas para conscientizar as crianças também da importância de se obedecer as leis do trânsito. Nesta quarta-feira (20), por exemplo,  será realizada uma palestra às 09h no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Bairro São Benedito. No sábado (23) será realizado um passeio ciclístico às 15h saindo de frente ao Tiro de Guerra 10-012, na Avenida de São Sebastião, Bairro São Benedito. As inscrições estarão acontecendo até sexta-feira (22) no TG-10-012. O interessado deve levar um quilo de alimento não perecível.

Campanha Nacional 

Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade  “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade, segundo o Contran, é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. “No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. “Quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte”, diz Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...