Blog do Pessoa: Dia do Estudante será comemorado com vasta programação na Escola Municipal Roland Jacob


10 de ago. de 2017

Dia do Estudante será comemorado com vasta programação na Escola Municipal Roland Jacob

Há vários anos a data vem passando em branco, sem nenhuma celebração para comemorá-la. O Dia do Estudante, que transcorre nesta sexta-feira (11), por muitos anos teve em Parnaíba uma programação especial organizada e executada pela ACEP - Associação Colegial dos Estudantes Parnaibanos, entidade que nos dias atuais inexiste, praticamente, dado o engessamento dos movimentos estudantis que foram sendo desarticulados a partir da conquista da democracia e sua consolidação.

Este ano, a prefeitura municipal de Parnaíba, através da Secretaria da Educação, à frente a professora Altair Marinho, elaborou uma programação recreativa/cultural, que terá como palco a quadra da Escola Municipal Roland Jacob. Amanhã (11), durante todo o dia, serão desenvolvidas várias atividades, incluindo performance literária, concurso de beleza estudantil e apresentações culturais, conforme programação abaixo:

Dia do Estudante

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Dada a importância crucial que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior e do exercício da vida intelectual no Brasil, grande parte dos responsáveis por “pensar o Brasil”, interpretar nossa história e definir e compreender nossa formação teve a sua base intelectual como bacharéis em Direito.

Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...