Blog do Pessoa: Pacientes do Caps AD III têm documentos de identidade expedidos


29 de jun. de 2017

Pacientes do Caps AD III têm documentos de identidade expedidos

Os pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD 24 horas) de Parnaíba, estão sendo beneficiados com o projeto “Carteira de Identidade na Mão: Cidadania em Ação”, coordenado pelo Serviço Social daquela unidade de saúde.


O projeto acontece em parceria com a Delegacia Regional de Parnaíba, através do delegado regional, Eduardo Alves Ferreira e pela coordenação do Instituto de Identificação de Parnaíba. A ação visa promover orientações sobre a importância e os cuidados com os documentos pessoais,  como forma de conscientização e valorização da Carteira de Identidade para o exercício da cidadania, como também os demais documentos civis. O projeto também possibilita o encaminhamento ao Espaço da Cidadania para emissão da primeira via do Registro Geral (RG) ou ao Instituto de Identificação para emissão da segunda via do RG.

Conforme explica a assistente social do Caps – AD, Josinilde dos Santos Rosendo, o projeto surgiu diante da grande demanda que os profissionais enfrentam rotineiramente no Caps, pois na maioria das vezes, o paciente chega ao Centro sem nenhum documento de identificação. “Dessa forma o Caps AD III contribui para superar o problema da falta de documentos civis e reforçar o compromisso e responsabilidade com a inserção social das pessoas que sofrem com a dependência química”, disse Josinilde.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD 24 horas) é um serviço especializado no cuidado e atenção integral continuada às pessoas com necessidades em decorrência da dependência química do álcool, crack e outros entorpecentes.

Os pacientes passam por acompanhamento psicossocial e clínico, além de serem integrados em ações de reinserção social pelo acesso ao exercício dos direitos civis, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O Caps AD 24h também atende aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.

O Caps AD III, é coordenado pela senhora Francisca Albuquerque e dispõe de equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, clínico geral, assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeiros, dentre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...