27 de jun de 2017

A partir de hoje o Quadrilhódromo será palco único da última semana do “São João da Parnaíba”

Sem nenhum registro de violência durante 26 dias ininterruptos de apresentações, nos mais distantes e diferentes bairros da cidade, o 17º Festival de Folguedos São João da Parnaíba entra a partir de hoje (27) nas suas últimas apresentações deste ano, tendo a Praça de Eventos Mandu Ladino (Quadrilhódromo) como único palco, onde grupos de quadrilhas juninas e bumba-meu-boi, tanto adulto quanto infanto-juvenil, vão concorrer a premiações, por conseguinte, vão mostrar o que de melhor possuem, através de performances coreográficas. Destaque também, durante todo o período, para as apresentações dos grupos de forró pé-de-serra, que deram um brilho especial aos Folguedos este ano.

Tanto o prefeito Mão Santa quanto o superintendente de cultura, Teófilo Lima, têm destacado o clima de paz reinante onde quer que os espetáculos do festival tenham se apresentado, bem diferentemente do que esperava um pequeno grupo da torcida do “quanto pior melhor”, que chegou até a anunciar em blogs e portais que o prefeito e o superintendente iriam acabar com os folguedos. “Pelo contrário, queríamos apenas resgatar a nossa tradição, de realizar os folguedos em junho, e não descaracterizá-lo, realizando-o em julho, como vinha ocorrendo. Festa junina nasceu no interior e nos bairros, por isso propomos a mudança e deu certo”, disse Mão Santa, que repete sempre a citação do grande piauiense Petrônio Portela: “erra quem abdica do direito de mudar”. E as modificações implementadas este ano foram mudanças positivas, não entendidas apenas por uma meia dúzia, “o que é natural, porque toda unanimidade é burra”, comenta o superintendente de Cultura, Teófilo Lima.

O Festival São João da Parnaíba já extrapola os limites do município e já começa a se regionalizar, abrindo espaços para grupos folclóricos de cidades e estados vizinhos, o que também é fator positivo a ser contabilizado, por representar a integração dos grupos e a troca de experiências.
Para hoje, esperando poder continuar contando com o clima de paz e organização verificado até aqui, os organizadores do “São João da Parnaíba” apresentam as atrações seguintes:
 27/06
 Apresentação cultural:
Quadrilha junina Infanto
1º – Pisada no sertão
2º – Grupo cultural balancinha
 Bois Infanto
1º – Novo garantido
2º – Novo caprichoso
3º – Estrela cadente
4º – Estrela mandacaru
5º – Novo rei
 Apresentação musical:
Os Três da Ilha
Swing Bom
(Superintendência de Comunicação -PMP)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...