Blog do Pessoa: Prefeito Mão Santa fala do “São João da Parnaíba” que está sendo formatado para este ano


10 de mai. de 2017

Prefeito Mão Santa fala do “São João da Parnaíba” que está sendo formatado para este ano

Após participar de reunião com membros do Conselho Municipal de Cultura e representantes de bois e quadrilhas do município, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa (Mão Santa), reuniu-se hoje com assessores e disse que o formato da festa tinha que ser modificado mesmo, para  permitir a participação dos moradores  dos mais diversos bairros e comunidades, inclusive com a participação também de crianças das escolas municipais e de todos os Centros de referência de Assistência Social (Crás), que são ligados à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania(Sedesc), que tem à frente a primeira dama, Adalgisa Moraes Sousa.

Segundo Mão Santa, o “São João da Parnaíba” será realizado durante os trinta dias do mês de junho, mas os eventos devem obedecer à tradição porque, são festas que tiveram origem nas comunidades rurais e por isso essas comunidades têm que participar.
“Nossa intenção é buscar as raízes, a origem. Sou médico e nós médicos buscamos a etiologia da doença”, disse o prefeito, destacando que “estava havendo um desvirtuamento da festa junina, que é uma festa da igreja, que cultua 3 grandes santos – Santo Antônio, São João e São Pedro”, frisou.
Para Mão Santa, a premiação é necessária, mas será dada como incentivo para os integrantes de bois e quadrilhas, para os três primeiros colocados e não uma festa com vinte premiações, uma situação totalmente fora da realidade, profissionalizando os dançadores de bois e quadrilhas.
Nesse novo formato do São João da Parnaíba, as festividades serão realizadas nos bairros e povoados do município. O início – informou Mão Santa – será no Céu das Artes, no Conjunto Betânia II, no Bairro Piauí, inaugurado recentemente. A festa vai acontecer, inclusive, nos Tabuleiros Litorâneos, onde existe irrigante com mais de duzentos funcionários.
O Prefeito informou também que outras reuniões vão acontecer, onde as discussões continuarão em torno desta festa, mas o novo formato será esse de contemplar todos os bairros e comunidades rurais do município, tendo seu ponto culminante aqui em Parnaíba para o julgamento dos melhores entre bois e quadrilhas com três premiações de uma festa que será realizada durante todo o mês de junho. Ele acatou a sugestão de que, no final do mês, as apresentações aconteçam no quadrilhódromo, num grande encerramento.
(Sup. de comunicação -PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...