Blog do Pessoa: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Parnaíba desenvolveu atividade externa na Pedra do Sal


16 de mai. de 2017

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Parnaíba desenvolveu atividade externa na Pedra do Sal

O grupo de idosos atendidos pelos profissionais do Posto de Saúde Bom Samaritano, no bairro Piauí, fugiram da rotina e foram curtir uma atividade ao ar livre, em plena Praia da Pedra do Sal. A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira (16), por meio do Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (Nasf). 
Foram levadas cerca de 50 pessoas, entre elas, algumas estavam conhecendo o mar pela primeira vez. Foi o caso da dona de casa Antônia Maria, que ficou encantada com as belezas naturais. “Apesar de sempre ter morado em Parnaíba, nunca tinha vindo à praia, por falta de oportunidade. Achei tudo muito lindo. Fiquei encantada”, disse, emocionada.
A coordenadora do Nasf, Francisca das Chagas de Oliveira, ressaltou o poder que esse tipo de atividade tem para promover o bem-estar do grupo. “Essas atividades além de prevenirem doenças e lesões decorrentes de quedas, também trabalham a autoestima e socialização dos grupos. Optamos por trazê-los para cá porque quando deslocamos as pessoas para outros lugares, elas se sentem importantes”, ponderou. O Posto Bom Samaritano faz parte do Nasf 4, que cobre os bairros Piauí e Rodoviária, englobando cinco módulos de saúde.
A ação fez parte do projeto Viva com Saúde, que trabalha com idosos em risco de doenças cardíacas, depressão e quedas. A intenção é trabalhar a reintegração do grupo, bem como prevenção de doenças.
“Trabalhamos também a parte cognitiva deles que são coisas que, com o passar da idade, se potencializam. Trabalhamos com o fortalecimento muscular e, além da atividade física, também proporcionamos para eles momentos de lazer que são importantíssimos nessa idade”, ressaltou a terapeuta ocupacional, Najla Azevedo.
Atualmente o projeto “Viva com Saúde” atende 120 idosos, sendo que eles são avaliados a cada seis meses. No entanto, o monitoramento é diário. As atividades acontecem toda terça e quinta-feira na quadra o lado do Posto Bom Samaritano.(Sup. de Comunicação -PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...