Blog do Pessoa: MENSAGEM AOS FILHOS E AOS MOÇOS...


12 de mai. de 2017

MENSAGEM AOS FILHOS E AOS MOÇOS...

E/D: Êtinha e Ana Luiza

Na celebração do DIA DAS MÃES, 14/05/17,quer-se difundir MENSAGEM direcionada aos filhos (e extensivamente aos moços de uma maneira geral) pela educadora MARIA ANTONIETA LOPES DE SOUZA MARTINS na data de 20/03/2017 em que comemorava o seu 73º natalício. ÊTINHA BACELLAR, como era mais conhecida, juntamente com sua irmã ANA LUÍZA BACELLAR MARTINS RIBEIRO, 67 anos,faleceram, vítimas de trágico acidente rodoviário, no último dia 19/04/2017 na BR-222, quando, após visitarem Parnaíba (PI) e Brejo (MA), regressavam para São Luís (MA) onde residiam.
Pela pureza da MENSAGEM e pela lição de vida nela realisticamente expressada, a FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR a divulga em profusão, na certeza de que ela ressoará firme no coração dos filhos e dos mais moços que comungam dos mesmos sentimentos de ÊTINHA BACELLAR e de tantas e tantas outras MÃES que, chegando à velhice nada mais esperam a não ser o afago, o carinho, a tolerância e a solidariedade de todos os seus semelhantes.

EI-LA:
“Aos meus amados filhos...,

HOJE, aos 73 anos posso dizer que tive uma vida de lutas e de bastantes conquistas. Posso dizer que fui uma vencedora, e que minha principal conquista foi ter construído uma família sob o alicerce das bênçãos de Deus. Não há satisfação maior a uma mãe do que poder ver seus filhos unidos, pois sei que quando eu não estiver mais aqui vocês trilharão por seus caminhos de mãos dadas.
CHEGA um momento em nossa vida que os papéis começam a se inverter, é quando posso perceber os troféus que a vida me deu. Quando vocês seis eram pequenos, eu gastei horas ensinando-lhes a usar talheres nas refeições, a se vestirem, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa, lavando as suas fraldas, que não eram
descartáveis, lhes ensinando a lavar o rosto, a se banharem, a pentearem seus cabelos e principalmente ensinando-lhes valores humanos.
POR ISSO, quando eu ficar velhinha um dia, e rezo para que todos cheguem até aqui, e começar a ficar esquecida e demorar a responder, não se chateiem comigo. Quando eu começar a esquecer de calçar as minhas sandálias, a me sujar nas refeições e quando minhas mãos tremerem ainda mais enquanto penteio o meu cabelo, por favor, não me repreendam ou me apressem, o que vou precisar neste momento é da paciência, generosidade, presença e retribuição de todos vocês, para que o meu coração fique aquecido.
SE UM DIA não conseguir me equilibrar ou caminhar direito, segurem firme em minhas mãos e me acompanhem bem devagarinho, respeitando o meu ritmo durante a caminhada, da mesma forma que eu respeitei o ritmo de vocês quando começaram a engatinhar e dar os primeiros passos. Peço que sempre fiquem perto de mim, ainda que eu não possa lembrar, assim como sempre estive em suas vidas, sofrendo, torcendo e vivendo por cada um de vocês.
SE MEU ANDAR é hesitante e minhas mãos tremulam, amparem-me; se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvi-los, tentem compreender; se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajustem-me com paciência; se derrubar comidas na mesa ou no chão, não se irritem, tentei fazer o melhor que pude.
E QUANDO me perceberem triste e só, simplesmente partilhem um sorriso e sejam solidários. Quando eu lhes contar uma mesma história por várias vezes, não me repreendam, apenas escutem. Quando eu me comportar como uma criança, cerquem-me de carinho. Se adoecer peço que jamais me abandonem ou me esqueçam em um canto qualquer, o que peço para este momento da minha jornada é respeito e amor, um pouco do muito que já lhes dei um dia!
ALÉM DISSO, quero deixar registrado que o meu maior desejo é que o meu exemplo de força e superação, bem como o nosso exemplo de união e família, possam ser perpetuados em nossas gerações. Lembrem-se que não existem obstáculos que não possam ser superados, e que quando algum de vocês cair, um irmão lhe estenderá a mão, enquanto o outro que lá em cima já está, olha por todos vocês! Um beijo grande e com muito amor! 

São Luís/MA, 20 de Março de 2017. Maria Antonieta Lopes de Souza Martins (ÊtinhaBacellar)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...