Blog do Pessoa: Mão Santa visita represas que armazenavam águas do Rio Portinho


28 de abr. de 2017

Mão Santa visita represas que armazenavam águas do Rio Portinho



A Prefeitura de Parnaíba, através das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, está fazendo pesquisas e estudos sobre o reabastecimento da Lagoa do Portinho.
O prefeito Mão Santa visitou algumas áreas, onde existem barragens que desviam águas da Lagoa do Portinho. O secretário de turismo, Charles de Melo Pires Júnior, juntamente com a primeira dama, Adalgisa Moraes Souza, acompanharam o prefeito por diversos trechos onde existem essas barragens.
Mão Santa está preocupado com a atual situação da Lagoa do Portinho, que há algum tem está quase sem água. Com a seca da lagoa, ficou prejudicado o sustento de comerciantes, vendedores ambulantes e pescadores que precisam daquela atração turística como meio de sobrevivência. Pensando nisso, o prefeito fez uma visita a áreas de possível desviou das águas do Rio portinho, principal fonte de abastecimento daquela lagoa.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Eudes Carneiro, explicou que existe um plano para reabastecimento da Lagoa, mas dependente de pesquisas técnicas a respeito da sua real situação.

“Não podemos simplesmente dizer que vamos fazer sem ter conhecimentos técnicos da real situação. Existe uma empresa contratada pela prefeitura que está levantando um estudo para saber a área que deve ser inundada, quantidade de água necessária, saber se o Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Ditalpi) tem ou não condições de abastecer a Lagoa, sem comprometer, sem sacrificar os irrigantes, pois a concepção natural do distrito de irrigação é beneficiar os irrigantes. Isso seria praticamente um favor, e outra coisa, saber quem paga a conta. Naturalmente que o irrigante não pode arcar por essa despesa. O DNOCS faria isso, então a prefeitura custearia essas despesas. Tudo isso tem que ser estudado”, afirmou Eudes, que disse ainda que tudo isso leva um tempo, devido as pesquisas que estão sendo feitas e as burocracias de sempre.



ASCOM - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...