Blog do Pessoa: PMDB do Piauí no governo alivia ex-ministro


31 de mar. de 2017

PMDB do Piauí no governo alivia ex-ministro

O ex-ministro João Henrique na caravana "Piauí em Movimento" 
O presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães – centro de formação política do PMDB -, ex-ministro João Henrique Sousa, atual presidente nacional do Sesi, não se mostrou abalado com a ida em peso do partido para o governo Wellington Dias. Das lideranças estaduais da sigla, apenas ele e a deputada Juliana Falcão ficaram fora do acordo com o Palácio de Karnak.
O PMDB foi atraído para o governo através de cargos oferecidos pelo governo, alguns deles criados especificamente para acomodar os interesses dos novos aliados. Assim, no primeiro escalão, o partido abocanhou a Secretaria de Ação Social e Cidadania (Sasc), através do deputado Zé Santana.
No segundo escalão, o PMDB recebeu a recém-criada Fundação Hospitalar do Piauí, entregue ao deputado Pablo Santos, com status de secretaria, e o DER, que caiu para a cota do presidente regional da sigla, deputado federal Marcelo Castro. Este indicou um filho, Castro Neto, ex-secretário de Infraestrutura, para dirigir o órgão.
O PMDB foi contemplado ainda com o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) e várias das nove coordenadorias criadas para tocar programas especiais do governo, em diversas áreas, cada uma com mais nove cargos de confiança.
Pela voz de suas lideranças estaduais, o PMDB estará firme e forte com o governador na campanha pela sua reeleição. O ex-ministro João Henrique vem percorrendo o Estado com a sua caravana “Piauí em Movimento” e faz outra avaliação. Ele está convencido de que a base não aceitou esse acordo de cúpula feito com o governo.
Só 2018 dirá quem interpreta o verdadeiro sentimento do PMDB. Ou seja, se é o de ficar mesmo com o governo até o fim ou ir para a oposição. Por enquanto, o ex-ministro deve se dar por satisfeito e até respirar aliviado. Se Wellington não chama o PMDB para o governo, seria ele, na condição de pré-candidato ao Palácio de Karnak, quem estaria pagando essa conta.
Por Zózimo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...