Blog do Pessoa: 27 policiais militares do Piauí foram assassinados em dois anos


20 de mar. de 2017

27 policiais militares do Piauí foram assassinados em dois anos

Segundo publicação do jornal Diário do Povo desta segunda-feira (20/03), nos últimos dois anos morreram 27 policiais militares em serviço ou durante a folga, porque bandidos descobriram que eram PM. Foram 13 mortos em 2015; 12 mortos em 2016 e outros dois mortos nos primeiros meses de 2017. Além dos mortos, teve os policiais que foram feridos e muitos deles ficaram inativos, com sequelas. Foram 5 feridos em 2015; 13 PMs feridos em 2016 e 5 em 2017.
O presidente da Associação dos Oficiais da PM-PI, coronel Carlos Pinho, disse que os policiais militares estão sendo caçados pelos bandidos para matar porque são policiais ou para tomar o armamento a fim de praticar crimes. Segundo o coronel Carlos Pinho, até 2009 Teresina estava dentre as cidades mais tranquilas e seguras do país. A partir de daí houve uma explosão da violência no Estado.
Entre 2015 e 2016 houve um componente a mais que foram as vitimizações dos policiais militares. "Em 2015 foram 13 mortos e cinco feridos. Um dos mortos fazia a segurança do filho do governador. Um outro, em Picos, levou dois tiros e morreu depois, debilitado". Há casos em que o policial estava de folga e foi morto, porque foi reconhecido como PM.
"É uma ação deliberada dos criminosos para intimidar quem enfrenta a criminalidade. Eles estão mais violentos e o alvo prioritário é o policial. Em 2016 foram 12 mortos e 13 feridos. Dois foram salvos por conta do colete à prova de balas", acrescentou o oficial.
Em 2017 já houve dois mortos e cinco feridos. Nesses casos, um morreu por que os criminosos descobriram que ele era PM. Ele estava de folga. E o outro foi para tomar a arma. O oficial da PM alegou que os policiais militares têm salários baixos e precisam se sujeitar a dupla jornada para complementar os vencimento.
Muitos deles atuam como segurança particular e estão mais sujeitos à ação de bandidos. "Se tivéssemos uma remuneração mais justa, não precisariam fazer extras e ficar mais vulneráveis ", finalizou Carlos Pinho. Atualmente, a Polícia Militar do Piauí tem 5.974 homens no serviço ativo, mesmo os que não atuam diretamente no serviço de policiamento ostensivo. Mas a previsão legal era para que o efetivo da PM-PI tivesse 11.366 homens trabalhando.
Fonte: Jornal Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...